Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seis em cada 10 empresários apontam piora no cenário de vendas do comércio; saiba mais

Apesar da chegada das festividades de fim de ano, empresários enxergam queda nas vendas do comércio. Entenda!

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou 108,9 pontos em dezembro, o que representa uma queda de 1,4% na comparação mensal. Trata-se do quarto mês consecutivo de retração do indicador sobre as vendas do comércio. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda chega a 13,2%.

Alguns fatores que estão por trás dessa realidade são as incertezas relacionadas à carga tributária pós-reforma e os sinais recentes de uma atividade econômica mais desafiadora a partir do próximo ano.

Diante desse cenário, seis em cada dez empresários percebem piora no desempenho das vendas, o pior percentual desde junho de 2021. Ainda assim, o indicador se mantém acima do nível satisfatório, de 100 pontos, mas é o menor patamar desde julho. 

Componentes do Icec

O Icec é composto por três fatores principais. Nesse sentido, os resultados registrados em dezembro foram os seguintes:

  • Condições atuais: 81% após queda mensal de 3,1%;
  • Expectativas: 140,8% após queda mensal de 0,4%;
  • Intenções de investimentos: 105% após queda mensal de 1,4%. 

Na comparação anual, a maior variação negativa veio das Condições atuais, com uma retração de 27,5%.

A imagem mostra uma mão digitando em um teclado de notebook e em nuvens carrinho de compras virtual.
Imagem: 13_Phunkod / shutterstock.com

Intenção de investimentos dos empresários para as vendas do comércio

A intenção em investir na própria empresa caiu 1,4% como exposto acima, sendo que em novembro a queda foi de 0,8%. Sob esta perspectiva, a contratação de novos funcionários apresentou a maior retração, desta vez de 2,3%. 

Sendo assim, mais de 32% dos comerciantes devem reduzir suas contratações nos próximos meses. Trata-se do maior percentual desde agosto deste ano, o que pode significar que poucas vagas temporárias serão efetivadas. 

Veja também:

No Brasil, 70% das tentativas de golpes acontecem em horário comercial

Por fim, vale destacar o alto nível dos juros para pessoas jurídicas no período. Atualmente, encontra-se quase 0,5 ponto percentual acima do resultado de outubro de 2023, o que representa um maior custo para acessar o crédito necessário para aprimorar a empresa.

Imagem: 13_Phunkod / shutterstock.com