Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Selic vai subir 1 ponto percentual por reunião, diz diretor do Banco Central

Na última quarta-feira (13), o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Fabio Kanczuk, disse que a autoridade monetária deve continuar aumentando a taxa básica de juros (Selic), em um 1 ponto percentual por reunião até atingir um nível “significativamente acima” do neutro, em patamar que desaquece a economia.

Inflação alta: Bolsa Família 2021 tem o pior poder de compra em 7 anos

Selic vai subir 1 ponto percentual por reunião, diz diretor do Banco Central

Em suma, Kanczuk não especificou qual seria o nível final dos juros. Segundo o relatório Focus, em que a autarquia divulga levantamento feito com economistas, o mercado aumentou as estimativas e espera que a Selic encerre 2022 a 8,75%. Na semana passada, a aposta estava em 8,5%.

Kanczuk disse que a alteração brusca no cenário econômico poderia fazer o BC revisar a postura. “Claro que se ocorrer uma grande mudança, podemos ter que aumentar ou diminuir o ritmo, mas é suficiente e podemos fazer com este ritmo”, disse em evento do HSBC.

O diretor do BC disse ainda, que “poderia acelerar ou desacelerar” o ritmo de alta da Selic se ocorressem alterações de conjuntura. “Tudo pode acontecer, 1 ponto percentual é uma sugestão, não é um compromisso”, afirmou. Além disso, Kanczuk cita que “Imagine se temos más notícias no fiscal. Se mudamos o regime fiscal, tudo muda, então vamos mais rápido na política monetária”.

Ele supôs ainda que caso os números de inflação “fiquem loucos” e maiores que os projetados, o BC teria que reavaliar o ritmo. É dito isso, pois neste caso, “1 ponto percentual por reunião não seria suficiente mais”. Kanczuk também cita que “O BC fez simulações e o que importa mais agora é o número final da Selic e não o ritmo, já estamos em um ritmo rápido. Se continuarmos subindo 1 ponto percentual por reunião, temos condições de convergir a inflação 2022”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com