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Semana do consumidor: veja dicas para evitar golpes!

A Semana do Consumidor 2024 está se aproximando. Saiba o que fazer para evitar golpes virtuais neste período!

A Semana do Consumidor 2024 ocorrerá no período de 14 a 20 de março. Dessa forma, durante estes dias, a atenção dos interessados em fazer compras online deve ser redobrada para evitar cair em golpes virtuais.

São várias ações maliciosas que incluem promoções falsas e ofertas de cupons em troca de dados pessoais, e até envio de links suspeitos via SMS e Whatsapp com o objetivo de roubar as informações bancárias dos consumidores. Continue a leitura para evitar essa situação!

Dicas para evitar golpes virtuais durante a Semana do Consumidor

Semana do Consumidor
Imagem: William Potter / Shutterstock.com

Confira abaixo, portanto, quais são as principais formas de evitar sair em fraudes financeiras durante o período de compras na Semana do Consumidor.

Promoções boas demais para serem verdade

Se uma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente é um golpe. É importante estar alerta para promoções duvidosas. Apesar de ser comum encontrar oportunidades de economia durante a Semana do Consumidor, é também período marcado por falsas promessas que resultam em golpes.

Alerta para a “metade do dobro”

A estratégia maliciosa de “metade do dobro” se refere a falsos descontos em que lojas aumentam o preço do produto na véspera da Semana do Consumidor e, posteriormente, retornam o preço ao normal anunciando-o como desconto. Para não se enganar, deve-se monitorar a variação dos preços antes da data comemorativa é uma estratégia eficaz.

Cuidado com a oferta de cupons

Durante a Semana do Consumidor, muitas lojas oferecem cupons de desconto. Ademais, alguns cibercriminosos criam páginas falsas para oferecer descontos fraudulentos com o objetivo de roubar dados dos usuários.

Segurança ao fazer compras em sites e apps oficiais

Com o objetivo de evitar o roubo de dados, é recomendável utilizar sites e aplicativos oficiais de e-commerce. Também é importante estar atento a páginas falsas, criadas por hackers para imitar grandes empresas e confundir clientes. Nesses casos, além do prejuízo financeiro, a vítima pode ser direcionada a download de malwares e vírus.

É importante ser cauteloso com mensagens que contêm links de ofertas por e-mail, WhatsApp ou SMS. Essa prática, conhecida como phishing, pode direcionar os clientes para plataformas falsas.

Crie um cartão virtual temporário

Uma estratégia eficaz para aumentar a segurança das compras online durante a Semana do Consumidor é utilizar um cartão de crédito virtual.

Confira outras dicas

O site Reclame Aqui, por exemplo, tem o reconhecimento dos clientes que desejam registrar reclamações contra empresas. A plataforma permite que os usuários visualizem todas as reclamações e as soluções fornecidas pelas lojas ao longo do tempo, proporcionando transparência e auxiliando os consumidores na tomada de decisão.

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Como identificar quando uma nota é falsa?

Por fim, lembre-se sempre que a segurança deve ser sua prioridade durante a Semana do Consumidor 2024.

Imagem: William Potter / Shutterstock.com