O Senado Federal votará, nesta terça-feira (10), o decreto de intervenção federal feito pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (8), após ataques golpistas às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Senado vota decreto de intervenção federal feito por Lula
Decreto do presidente Lula (PT) define o Governo Federal como responsável pela segurança pública no Distrito Federal.
A decisão define intervenção na segurança pública do Distrito Federal devido aos atos terroristas organizados por bolsonaristas neste final de semana.
A análise do Senado deve ocorrer a partir das 11h, no próprio prédio, em meio aos destroços deixados após o ataque. A Câmara dos Deputados aprovou o decreto em votação simbólica.
Decreto coloca Governo Federal na responsabilidade pela segurança do Distrito Federal
O decreto de intervenção federal realizado por Lula define que a responsabilidade pela segurança pública do Distrito Federal fique a cargo do Governo Federal.
Dessa forma, o texto justifica a intervenção até 31 de janeiro para “pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado no Distrito Federal, marcada por atos de violência e invasão de prédios públicos”.
Assim, o decreto define o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Garcia Cappelli, como responsável pela intervenção.
Lula fez caminhada com governadores e representantes do legislativo e judiciário
Na noite desta segunda-feira (9), o presidente Lula caminhou com governadores e vice-governadores dos 27 Estados e representantes do Poder Legislativo e Judiciário.
A caminhada foi do Palácio do Planalto até o Supremo Tribunal Federal. Os representantes verificaram a destruição realizada nos espaços pelos terroristas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A caminhada aconteceu após a reunião de Lula com os representantes. Durante discurso, o atual chefe do Executivo afirmou que não permitirá que a democracia escape.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
“Nós não vamos permitir que a democracia escape das nossas mãos, porque é a única chance de a gente garantir que esse povo humilde consiga comer três vezes ao dia ou ter direito de trabalhar”, afirmou o presidente.
Em meio a caminhada, Lula disse ainda que os responsáveis pelos atos golpistas serão punidos e que não haverá golpe no Brasil. De acordo com o presidente, os organizadores da manifestação não têm pautas para que haja uma discussão democrática.
“Não vamos dar trégua até descobrir quem financiou tudo o que aconteceu neste país”, disse Lula. “O que eles querem é golpe, e golpe não vai ter”, completou o presidente.
Imagem: Isaac Fontana/shutterstock.com
