Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa define quando seu nome ficará sujo; entenda

A Serasa é responsável por definir quando seu nome vai ficar sujo. Mas como isso é determinado? Veja os detalhes.

Se você deixar de quitar uma dívida, seu nome pode ir para o registro da Serasa. Com o nome sujo, há uma dificuldade geral em obter cartões de crédito, empréstimos, abrir contas bancárias e realizar diversas transações financeiras. 

Segundo dados da Serasa, em agosto, cerca de 71,74 milhões de pessoas estavam enfrentando endividamento no Brasil. No entanto, o processo de registro de inadimplência não é imediato, e o Código de Defesa do Consumidor (CDF) não estabelece um prazo mínimo para que a Serasa te deixe com o nome sujo.

Serasa explica quando uma pessoa fica com o nome sujo

Mão segurando celular com Serasa empréstimo

Em nota ao veículo CNN Brasil, a Serasa esclarece que, embora o credor possa solicitar a negativação imediatamente após o vencimento da dívida, existem etapas preliminares. O órgão afirma que o registro da inadimplência não ocorre no dia seguinte ao atraso, pois não se trata de um processo automático. 

Além disso, antes de incluir o devedor na lista de pessoas com nome sujo na Serasa, o credor tem a obrigação de notificar o consumidor sobre a situação. Sendo assim, haverá um prazo para pagamento ou renegociação da dívida.

A política de boa convivência

O intervalo entre o vencimento da dívida e o registro na Serasa é considerado uma “política de boa convivência”. Isso porque o órgão leva em conta que muitas pessoas pagam suas obrigações com pequenos atrasos.

Veja também:

7 passos para você conseguir um emprego mesmo sem ter experiência

Eduardo Mira, sócio do “Me Poupe!”, explica, também à CNN, que durante esse intervalo, os credores tentam outras formas de cobrança, e os devedores podem tentar renegociar diretamente com a empresa cobradora.

Após o registro do nome na Serasa, ainda é possível encontrar programas de incentivo para quitar a dívida. Isso inclui, por exemplo, o Feirão Limpa Nome da Serasa, o Desenrola e negociações diretas com o credor. 

Nome fica limpo após cinco anos?

Uma ideia comum é que a dívida deixa de existir após cinco anos, mas esse é um mito. Isso porque a “dívida caduca” deixa de ser registrada na Serasa, mas não é perdoada. Mesmo após a prescrição da dívida, Mira explica que é importante regularizá-la.

Dependendo de sua situação, alguns bancos podem nunca mais voltar a conceder crédito a quem ficou inadimplente em algum momento da vida. Portanto, entender os prazos e procedimentos relacionados é fundamental para gerir suas finanças de forma responsável.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com