Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

7 passos para você conseguir um emprego mesmo sem ter experiência

Está em busca do primeiro emprego e não consegue porque não tem experiência? Confira dicas que podem te ajudar a abrir a primeira porta!

Um dos maiores desafios da geração atual é conseguir se colocar no mercado de trabalho, afinal, pode ser difícil conquistar o primeiro emprego sem experiência. Porém, com os passos certos, qualquer pessoa pode conseguir uma vaga e começar uma carreira, mesmo com o currículo vazio. 

Para sair das estatísticas de desemprego do Brasil, um dos conselhos é investir no seu aprendizado, e usar isso para se destacar diante dos empregadores. No território nacional, uma instituição também ajuda estudantes a dar o primeiro passo com apoio profissionalizante. Veja!

Como conseguir emprego sem experiência?

Mão assinando uma carteira de trabalho
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Segundo dados do IBGE de 2023, 30% dos jovens na faixa de 18 a 24 anos não trabalham. Entre os motivos por trás dessa informação, a falta de experiência prévia se coloca na lista. Portanto, para conquistar os recrutadores pela primeira vez, algumas dicas são importantes: 

  • Destaque suas experiências educacionais e cursos extras; 
  • Candidate-se para vagas onde você cumpre a maioria dos requisitos; 
  • Estude de forma estratégica para se especializar em uma área; 
  • Busque compensar o currículo com uma boa entrevista
  • Procure por trabalhos voluntários, pois eles também contam; 
  • Analise seus contatos para buscar uma possível indicação; 
  • Se mantenha ativo em eventos e fontes de conhecimento da sua área. 

Com esses passos, há uma maior possibilidade de conseguir o seu primeiro emprego, mesmo sem uma experiência efetiva no mercado de trabalho.

Veja também:

Afinal, de onde veio a fortuna do empresário Chiquinho Scarpa?

Programa ajuda jovens no mercado de trabalho 

No Brasil, adolescentes podem começar a construir carreira já aos 14 anos. Isso é possível por conta do Programa Jovem Aprendiz, uma iniciativa do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Ademais, por meio do Jovem Aprendiz, o brasileiro consegue um trabalho temporário de 4h a 6h diárias, com os direitos de CLT e chance de efetivação. 

Além do contrato, o participante tem acesso a cursos voltados para a área que ele for trabalhar, com aulas semanais. Dessa forma, caso queira embarcar em um novo emprego, ele não ficará sem experiência, e ainda possui qualificação teórica. A inscrição ocorre por meio do site do CIEE.

 Imagem: fizkes / shutterstock.com