Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa denuncia 3 milhões de tentativas de fraudes de identidade

De acordo com o indicador da Serasa Experian, de janeiro a setembro deste ano, 3 milhões de tentativas de fraudes de identidade contra o consumidor foram registradas, o que corresponde a uma tentativa a cada oito segundos.

Portanto, as tentativas de fraudes relacionadas com o segmento de bancos e cartões ficaram em primeiro lugar com 1,7 milhão. Em segundo lugar, ficaram as financeiras, com 528 mil tentativas, seguido pelo setor de serviços, com 457 mil. Já o varejo figurou em quarto lugar, com 254 mil pessoas. Por fim, ficou o setor de telefonia, com 79 mil.

Tentativas de fraude por idade

À vista disso, a população quando segmentado por idade, as tentativas de golpes aconteceram com a seguinte frequência:

  • Idade entre 36 e 50 anos – 1,1 milhão;
  • Idade entre 26 a 35 anos – 839 mil;
  • Idade entre 51 a 60 anos – 427 mil;
  • Até 25 anos – 349 mil;
  • Acima de 60 anos – 334 mil tentativas.

Tentativas de fraude por estado

Já quando vista por estado, os que mais possuem vítimas de tentativas de fraudes são:

  1. São Paulo –  cerca de 934 mil tentativas
  2. Rio de Janeiro – 331 mil tentativas; 
  3. Minas Gerais – 263 mil tentativas; 
  4. Paraná – 201 mil tentativas; e 
  5. Rio Grande do Sul – 151 mil tentativas. 

Em contrapartida, as três últimas posições do ranking foram ocupadas pelo Acre, com 8.432. Seguido de Amapá, com 8.363. E, por fim, Roraima, com 5.841.

Recomendação

Em suma, a recomendação da Serasa é que ao realizar compras online o consumidor inclua somente as informações pessoais e os dados bancários caso tenha certeza de que se trata de um site seguro. 

Além disso, o comprador deve desconfiar de ofertas com preços muito baixos. Pois é com atrativos deste tipo e utilizando nomes de lojas conhecidas que os cibercriminosos aproveitam para tentar roubar os dados pessoais dos consumidores.