Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa faz AVISO URGENTE para os brasileiros

A Serasa tem um alerta importante aos consumidores brasileiros nesta reta final do ano. Saiba mais informações!

A Serasa tem um aviso importante aos consumidores neste final de ano. Trata-se, portanto, de algumas dicas que a empresa tem para evitar o descontrole financeiro nesse período, especialmente em razão das férias.

Dessa forma, a companhia realizou uma pesquisa chamada ‘Planejamento Financeiro para as Férias de Verão’ em parceria com o parceria com o instituto Opinion Box. Confira os seus resultados desse levantamento a seguir!

Serasa fez pesquisa com consumidores quanto aos gastos nas férias

Aplicativo do Serasa em aberto em smartphone
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

A pesquisa da Serasa tem como objetivo registar os hábitos dos brasileiros ao fazer planejamentos para as próximas férias de verão. Dessa forma, 92% dos entrevistados admitem que é importante fazer uma programação nas finanças para essa época do ano.

Veja também:

Minha Casa Minha Vida 2024: saiba quem pode financiar imóveis de até R$ 350 mil no próximo ano

Por outro lado, 3 a cada 10 brasileiros já se endividaram por causa de uma viagem de férias. Ainda, entre os dados, 4 em cada 10 brasileiros possuem o desejo de viajar. Porém, para 63% dos entrevistados, eles começam a fazer planos nos últimos seis meses.

Ademais, segundo o levantamento da Serasa, a maioria planeja desembolsar mais de R$ 2 mil durante as férias, seja em dezembro, janeiro ou fevereiro. Esse orçamento destina-se principalmente a despesas com alimentação e passeios. Em geral, o compartilhamento dos custos se dá entre os viajantes ou são integralmente arcados por uma única pessoa.

Quais são as dicas, afinal?

A partir desses dados, Clara Aguiar, especialista em educação financeira da Serasa, sugere algumas dicas na hora de planejar uma viagem de férias. Uma delas é a antecipação da compra das passagens, o que garante mais tranquilidade na hora de aproveitar o destino final.

Ainda, ela considera que ferramentas de organização financeira, como planilhas, aplicativos ou até mesmo o bom e velho caderninho, facilitam na hora de registrar todos os gastos. Isso se aplica não apenas a despesas mais significativas, como passagens aéreas e hospedagem, mas também àquele inocente sorvetinho na praia.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com