Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa faz esclarecimento importante sobre prazo para seu score aumentar

Uma das preocupações dos brasileiros com dívidas é com o seu score no Serasa. Quanto tempo leva para ele aumentar? Confira!

Uma das maiores preocupações dos brasileiros em relação à sua saúde financeira é o score no Serasa. Quanto mais alto, maiores são as chances de conseguir créditos e empréstimos, já que a pontuação demonstra a confiança dos credores no consumidor.

Pensando nisso, a Serasa fez esclarecimentos em seu blog sobre alguns pontos que podem ajudar a aumentá-lo, como o prazo em que isso leva para acontecer. Leia mais informações do assunto a seguir.

Qual é o prazo para o score aumentar?

A resposta para essa pergunta não é precisa, pois depende do comportamento financeiro do consumidor. Regularização de dívidas, manutenção de bons hábitos financeiros, tais como pagar as contas em dia e manter um nível de comprometimento com crédito baixo, podem ajudar a aumentar a pontuação.

Até pode haver mudanças rápidas, porém o score alto no Serasa é o resultado de um trabalho contínuo do consumidor. Ou seja, é preciso ter disciplina em relação à sua conduta financeira durante vários meses para que isso seja refletido na pontuação.

Como a pontuação do Serasa Score funciona?

O Serasa Score é um índice de crédito que varia de 0 (risco muito alto de inadimplência) a 1000 (risco muito baixo de inadimplência). Essa pontuação é tomada com base em diversos fatores, tais como o histórico de pagamentos, o nível de endividamento, a frequência e o tipo de consultas feitas ao CPF pelos credores, entre outros.

Para compreender com mais clareza como a pontuação do Serasa Score é calculada, é importante conhecer os fatores determinantes. São eles:

  • Tempo de relacionamento com o mercado, considerando o tempo com contas abertas, bancos, instituições financeiras e cadastro na Serasa;
  • Consultas ao CPF feitas por empresas de crédito ou serviços;
  • Responsabilidade financeira, ou seja, se as contas são pagas em dia, se existem dívidas em atraso, entre outros.

É importante ressaltar que o Serasa Score é dinâmico e pode sofrer variações conforme novas informações sejam acrescentadas ao histórico do consumidor.

Imagem: Andrey_Popov / shutterstock.com