Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa faz grande revelação sobre o score; veja

O score positivo do Serasa é o que a grande maioria dos brasileiros almeja conseguir e a empresa deu uma declaração sobre isso. Entenda!

Um score positivo do Serasa é o que a grande maioria dos brasileiros almeja conseguir e a empresa deu uma declaração sobre este assunto! Sabe-se que nem sempre é possível o pagamento das contas em dia e muitas pessoas acabam esperando o tempo para as contas caducarem.

Caso você não saiba, as dívidas podem caducas ou serem prescritas depois de 5 anos sem pagamento. Entretanto, mantê-las em aberto pode prejudicar o seu score e lhe ocasionar outros problemas futuros.

Segundo o próprio Serasa, as dívidas prescritas não afetam o score, mas é importante tentar uma negociação junto ao credor para a quitação deste débito para que você mantenha a sua saúde e segurança financeira em dia.

Mas como, de fato, funciona o score do Serasa?

Ele é uma análise de crédito para outros credores, em um algoritmo que vai de 0 a 100 e mede cada transação financeira que você faz. Se você paga suas contas em dia ou adiantado, você poderá aumentar o score gradativamente.

Porém, aquele que fica inadimplente e demora a realizar o pagamento pode ver o score despencar cada vez mais. Então, o Serasa cria um perfil financeiro que une os diversos fatores, como:

  • Pagamento de contas, boletos e crediários;
  • Nome negativado (se tem, é inadimplente ou tem seu nome no Serviço de Proteção de Crédito, o SPC);
  • Relacionamento com empresas em que você adquiriu um produto ou serviço.

A divisão é feita pelo Serasa é de acordo com o risco de inadimplência: alto (0-300 pontos), médio (300-700 pontos) e baixo (700-1000) risco.

Como manter meu score alto?

Ainda que o algoritmo não seja 100% certo, o score do Serasa é calculado com base no histórico de crédito dos consumidores. Se você possui dívidas, seu CPF já foi restrito pela falta de pagamentos, provavelmente, o seu score estará baixo.

Porém, o algoritmo se baseia nos últimos 5 anos. Se você tem alguma dívida que ultrapassa esse tempo, isso não entrará no cálculo do Serasa. Afinal, como dissemos acima, as dívidas com este tempo prescrevem e o seu CPF não ficará mais restrito.

Entretanto, para manter o seu score alto, opte sempre por pagar as suas contas e boletos em dia, evite realizar muitos parcelamentos e mantenha sempre uma boa organização financeira.

Imagem: Alison Nunes Calanzas / Shutterstock.com