Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa faz grandes revelações sobre a economia do Brasil; saiba mais

Serasa Experian acaba de divulgar as projeções para a economia brasileira diante dos resultados apresentados até agora. Veja!

A Serasa Experian acaba de divulgar o Boletim Econômico referente a setembro. Através do documento, a empresa apresenta o cenário da economia brasileira e aponta para projeções a respeito dos principais indicadores para 2023. Desse modo, é possível ter um panorama geral e de forma detalhada.

Em relação ao PIB (Produto Interno Bruto), que aponta para o crescimento econômico, é possível observar uma desacelaração no segundo trimestre deste ano, em comparação ao primeiro, em que o índice apresentou avanço de 0,9%, contra 1,8%. 

Conforme a pesquisa, os setores responsáveis pelo resultado da economia nos primeiros 6 meses do ano foram o industrial e o de serviços, com destaques para atividades de extrativismo mineral e serviços financeiros. A Serasa estima, assim, um crescimento representado pelo PIB de 2,7% neste ano.

Estimativas da Serasa para a economia neste ano

Sobre o setor varejista, que registrou a primeira queda em 3 meses, a Serasa mantém suas estimativas em 1,5% para o crescimento do varejo em 2023. No mês de setembro, os ramos que apresentaram destaques positivos foram: material de construção; móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e equipamentos de informática; e combustíveis e lubrificantes. 

Bandeira do Brasil em forma de gráfico ascendente
Imagem: Ronnie Chua / shutterstock.com

A respeito da indústria, as expectativas apontam para uma melhora assim que a taxa básica de juros começar a registrar queda. Dessa forma, pelo menos por enquanto, a empresa aposta em um avanço de 1% para o setor.

Veja também:

Nubank faz grande revelação sobre golpes; confira

Demais projeções econômicas

No que se refere aos principais indicadores econômicos, as projeções da Serasa apontam para uma manutenção das estimativas anteriores. Veja:

  • Taxa de Câmbio (2023): se manteve em R$ 5;
  • Taxa de Câmbio (2024): permaneceu em R$ 5;
  • IPCA (2023): estável em 4,8%;
  • IPCA (2024): ficou em 3,8%;
  • Selic (2023): se manteve em 11,75%;
  • Selic (2024): estável em 9%. 

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com