Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa lança Validador de Boleto para impedir fraudes; veja como usar

Confira o Validador de Boleto, a nova fermenta da Serasa que promete impedir fraudes e saiba como usar o recurso.

Recentemente, a Serasa lançou o Validador de Boleto para impedir fraudes. Elaborado pela área de Soluções Tecnológicas da empresa, o recurso pode ser usado no site da Serasa.

Vale destacar que a companhia de negociação de dívidas todos os anos realiza Feirões para ajudar os consumidores a quitarem as dívidas. Assim, empresas parceiras fazem acordos para negociar os débitos por valores mais baixos. Dessa forma, a nova ferramenta ajudará na verificação da veracidade dos boletos em casos como este.  

Como usar o Validador de Boleto da Serasa?

Veja, a seguir, o passo a passo para usar a nova ferramenta contra fraudes da Serasa:

  • Abra o site;
  • Vá até a “Área de Soluções”;
  • Procure pela opção “Validar Meio de Pagamento”;
  • Informe o código do boleto;
  • O site informará se o boleto é um acordo oficial da empresa ou não. 

E se o boleto não for identificado? 

Se o número do boleto não fizer parte dos acordos realizados na plataforma Limpa Nome, existem duas possibilidades:

  • O pagamento pode ser de outra empresa;
  • Tentativa de golpe. 

Dessa forma, na primeira possibilidade, a Serasa sugere que o usuário se certifique que os dados estão corretos, inclusive sobre o beneficiário indicado, antes de fazer a operação. 

Já para a segunda situação, a Serasa indica que os consumidores redobrem a atenção. Isso porque desde o início do mês, o recurso já detectou que 88% dos boletos e chaves Pix consultados não eram da Serasa, ou seja, eram fraudulentos. 

Dicas de segurança

Primeiramente, visando garantir uma negociação segura, a Serasa reforça as dicas de segurança digital. Sendo assim, a empresa indica que os consumidores desconfiem de links e mensagens maliciosas de origem desconhecida, ainda que enviados por pessoas conhecidas. 

Além disso, antes de realizar qualquer transferência financeira, é recomendável fazer a validação no site da Serasa por meio do Validador de Boletos.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom/shutterstock.com