Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: confira como irá funcionar a teleperícia

As teleperícias do INSS ocorrerão para concessão de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e BPC. Veja mais detalhes!

Na última quinta-feira (07), o Ministério da Previdência Social informou que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) dará início à perícias por meio de telemedicina. O recurso já havia sido liberado por lei no final de 2023, por meio da portaria nº 674.

Assim, as perícias por telemedicina ocorrerão para concessão de auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e Benefício de Prestação Continuada (BPC) à pessoa com deficiência. Além disso, a medida também inclui perícias de reavaliação e avaliação biopsicossocial da deficiência. Veja mais detalhes!

Teleperícia do INSS

Portanto, a prioridade nas perícias virtuais ocorrerá nos casos de ausência de perito médico na unidade de atendimento, longos deslocamentos do segurado para receber atendimento e tempo elevado de espera por perícia na localidade.

Dessa forma, na próxima semana, o INSS dará início a um experimento com centenas de atendimentos utilizando a teleperícia na região Nordeste, especialmente em agências que não contam com médico perito de plantão. Assim, a meta é alcançar uma capacidade de realizar até 50 mil atendimentos até o fim do primeiro semestre de 2024. 

Futuramente, um ato da Secretaria de Regime Geral de Previdência Social determinará quais unidades de atendimento sofrem com a dificuldade de prover peritos médicos. Além disso, irá estabelecer quais locais apresentam longos tempos de espera e definir quais cidades terão atendimento permanente via telemedicina. 

Médico com prancheta em frente ao computador analisando perícia médica do INSS
Imagem: NIKCOA / shutterstock.com

Auxílio-doença via Correios

Além disso, outra medida anunciada recentemente pelo INSS para agilizar a concessão de benefícios, é a possibilidade dos segurados requerem o auxílio-doença em uma agência dos Correios. Assim, os funcionários da agência postal irão auxiliar o segurado no processo de requerimento, digitalizando e enviando as documentações médicas ao INSS.

Veja também:

Novos ajustes do Bolsa Família ampliam benefícios para mais famílias

Enfim, segundo informações da Folha de São Paulo, os testes para essa nova modalidade de atendimento via Correios ocorrerão a partir de 18 de março em Fortaleza. No entanto, em breve, o serviço deverá ser expandido para todo o país.

Imagem: NIKCOA / shutterstock.com