Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Serasa revela péssima notícia aos brasileiros nesta terça-feira (19)

Nesta terça-feira (19), estudo do Serasa aponta alguns problemas que os brasileiros estão enfrentando em 2023! Clique e saiba mais.

Nesta última terça-feira (19), informações de estudo realizado pela Serasa vieram à público, em publicação feita pela Folha de S. Paulo. Entre os dados, é possível verificar um aumento na inadimplência em contas de serviços essenciais, como luz, água e gás.

Apenas em agosto de 2023, essas contas representaram 1/4 das dívidas dos brasileiros. Esse é o maior percentual desde 2019. Além disso, a pesquisa também mostra que, no último mês, o índice de inadimplência de maneira geral aumentou, em comparação a julho.

Veja mais sobre estudo da Serasa sobre inadimplência

No oitavo mês do ano, o Brasil conta com mais 320 mil devedores – totalizando 71,74 milhões de pessoas com nome sujo no cadastro da empresa. Desse total, a Serasa informa que 50,4% são mulheres e os outros 49,6% são homens.

Mão segurando celular que mostra logo da Serasa.
Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com

A maior faixa etária atingida é dos 41 aos 60 anos, com 35% do total. Logo atrás, está a faixa de 26 a 40 anos, totalizando 34,5%. Desde o início de 2023, a inadimplência com contas de consumo básicas aumentou cerca de 13,82%, ainda de acordo com a Serasa.

O maior índice de inadimplência ainda concentra-se nas contas de bancos e cartões de crédito, representando cerca de 29,29% do total das faturas atrasadas. Ainda que, em junho deste ano, o Brasil tenha passado por um período de queda nesse sentido, o cenário voltou a aumentar.

Programa do governo visa diminuir a inadimplência

O Desenrola Brasil, programa do Governo Federal, visa realizar a renegociação de dívidas dos brasileiros que se encontram em situação de inadimplência. Neste mês de setembro, espera-se que pessoas inclusas na Faixa 1 possam realizar as tratativas com as instituições.

Assim, nessa etapa, quem possui contas atrasadas em até R$ 5 mil, ou outras dívidas como bancárias, podem renegociar os valores. Agora, o Governo irá disponibilizar uma plataforma para realizar os acordos, como uma espécie de “leilão”. O público-alvo é formado por pessoas que recebem até 2 salários mínimos e estejam inscritas no CadÚnico (Cadastro Único).

Veja também:

Banco anuncia fim de cartão de crédito no Brasil em 18 de outubro; saiba mais

Por fim, o programa, que já realizou a etapa que engloba pessoas da Faixa 2, deve ajudar ainda mais a diminuir a inadimplência relatada nos estudos da Serasa. Na primeira fase, já foram renegociados mais de 1,9 milhão de contratos pelo Desenrola.

Imagem: Alison Nunes Calazans / shutterstock.com