Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça os principais serviços para renegociar suas dívidas

Conheça os principais serviços para renegociar suas dívidas, incluindo o Serasa Limpa Nome e o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas

Ninguém quer ficar endividado, mas, infelizmente, essa é uma realidade que atinge cada vez mais famílias no Brasil. Atualmente, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 79,2% dos brasileiros possuíam algum tipo de dívida até outubro deste ano, seja no cartão de crédito, no cheque especial, com empréstimos pessoais, entre outros motivos.

Mas, felizmente, existem formas de tentar renegociar esses débitos. Saiba mais a seguir.

Mutirão Nacional de Dívidas e Serasa Limpa Nome: veja as formas de negociar seus débitos!

Um dos caminhos mais conhecidos para negociar suas dívidas é o famoso feirão Serasa Limpa Nome. Todos os anos, é possível participar de alguma edição do evento, que permite a negociação de débitos entre quem possui dívidas e as lojas parceiras, que são os credores. O último feirão teve início no dia 1º de novembro e segue até o dia 5 de dezembro. É possível conseguir descontos de até 99% do valor da dívida, então não deixe de conferir!

Além disso, outros órgãos que costumam realizar feirões regularmente para negociação de dívidas são a Febraban e os Procons distribuídos em todo o Brasil. Exemplo disso é o Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira, que começou no dia 1º e segue até o final do mês. O feirão é organizado pelo Banco Central, em parceria com a Febraban, a Secretária Nacional do Consumidor e o Procon. Ao todo, são mais de 160 instituições participando. Saiba mais!

Por fim, para quem mora em São Paulo, o Procon oferece o programa de apoio ao Superendividado, que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados a renegociar seus débitos com credores.

Vale dizer que, mesmo que a dívida esteja há um tempo parada, sempre é uma boa ideia tentar fazer a negociação com o credor. Isso vale mesmo para casos de dívidas com bancos. Afinal, resolver a situação é muito melhor do que ter seu nome incluído em listas de órgãos como SPC e Serasa, uma vez que isso dificulta (e muito) o seu acesso a crédito. Na dúvida, sempre tente negociar antes!

Imagem: fizkes/shutterstock.com