Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Servidores ganharão aumento de 70% na gratificação; veja se você vai ser beneficiado

Descubra os detalhes do aumento de 70% na gratificação para servidores. Confira se você será beneficiado com a mudança.

O governo do Distrito Federal anunciou um incremento gradual na Gratificação de Incentivo à Carreira (GIC) para servidores da Secretaria de Educação. Esse ajuste progressivo, que contempla técnicos, analistas e gestores de políticas públicas, alcançará um aumento de 70% em abril de 2026, beneficiando profissionais como psicólogos, nutricionistas, bibliotecários, administradores e outros.

Atualmente fixada em 40%, a GIC será elevada para 44% a partir de abril de 2024, marcando o início do processo escalonado de aumento. Essa iniciativa visa reconhecer e valorizar os serviços prestados pelos profissionais da educação, promovendo um estímulo adicional ao desenvolvimento e aprimoramento contínuo desses colaboradores ao longo dos próximos anos.

Cronograma do aumento da GIC

Imagem de várias notas de 100 e 50 reais na mão de uma pessoa GIC servidores
Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com

De acordo com o governo do Distrito Federal, o cronograma para o aumento da GIC será o seguinte:

  • Abril de 2024: 44%;
  • Outubro de 2024: 50%;
  • Janeiro de 2025: 55%;
  • Outubro de 2025: 60%;
  • Janeiro de 2026: 65%;
  • Abril de 2026: 70%.

Os servidores em questão desempenham um papel crucial na elaboração da folha de pagamento, no planejamento da merenda e no gerenciamento do transporte escolar. Além disso, são responsáveis pelo cuidado da documentação de cerca de 500 mil estudantes, assim como de outros colaboradores da área educacional.

Impactos do reajuste para servidores

Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, o reajuste anunciado beneficiará 8.298 servidores ativos, 8.950 aposentados e aproximadamente 350 pensionistas. Assim, o impacto financeiro mensal decorrente desse aumento está estimado em torno de R$ 8,2 milhões para os cofres públicos.

Veja também:

Governo começa a distribuir absorvente gratuito; veja quem tem direito

Além disso, os servidores vinculados ao governo do Distrito Federal também estão programados para receber um reajuste salarial anual de 6%, distribuído em três parcelas. Esse aumento totalizará 18% e será implementado a partir de julho, representando um esforço adicional para garantir a justa remuneração e incentivar o engajamento contínuo dos servidores públicos.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com