Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Servidores públicos poderão ter aumento de salário em breve

Nessa terça-feira (30), prefeitura e sindicato de servidores estiveram reunidos discutindo o aumento salarial e outros benefícios. Confira!

Nesta terça-feira (30), foi realizada a primeira reunião de negociação da campanha salarial deste ano na cidade de Campinas (SP). A ação é realizada pela mobilização dos servidores públicos, reunidos em sindicatos, com o objetivo de estabelecerem regras sobre as condições de trabalho e valores salariais para o ano seguinte. Junto ao sindicato, no caso dos municípios, a prefeitura oferece soluções e acordos, criando uma mesa de negociação.

Em Campinas, o governo municipal apresentou 4,18% como proposta de reajuste salarial, que foi bem acatada entre os servidores. Desse modo, a medida valeria também para o vale-alimentação e contempla trabalhadores ativos e não ativos.

Acordos entre a prefeitura e o sindicato

O percentual de 4,18% representa a reposição da inflação do período, quantificada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Com o aumento, o impacto financeiro é maior e atinge mais, também porque o quadro de servidores aumentou neste ano.

Wanderley Almeida, vice-prefeito e secretário de Relações Institucionais, afirma que em 2022 “já contratamos quase 1,5 mil servidores e isso também impacta nas contas públicas. Além disso, estamos com a previsão de abertura de novos concursos ainda neste semestre”. Um dado positivo para o saldo de servidores.

Outras medidas discutidas foram, a questão da jornada reduzida para servidores que sejam pais de filhos com deficiência, para poderem se dedicar mais aos tratamentos e acolhimentos assistenciais em família. Este projeto ainda será enviado para votação dos vereadores, mas já está em andamento.

Também entraram em pauta ações como a revisão da lei de progressão, que define o aumento salarial percentual com o passar dos anos de trabalho. Assim, quanto mais antigo é o funcionário do governo, maior a gratificação recebida. Junto a ela, foram referidos a possibilidade de pagamento do décimo terceiro de funcionários da ativa e aposentados até o dia 30 de junho. Por fim, os dois lados apreciaram as possibilidades de mudança no plano de carreira da cidade (benefícios que o servidor pode conseguir ao atingir patamares diferentes na carreira).

Imagem: Reprodução | Carlos Bassan/ PMC