Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu auxílio do INSS pode ser cancelado se estas coisas acontecerem; entenda agora

Recebe auxílio do INSS? Descubra quais motivos podem levar ao cancelamento do benefício e saiba como evitar.

O auxílio-doença do (Instituto Nacional do Seguro Social) é um importante que amparar os segurados temporariamente incapazes de trabalhar devido a algum problema de saúde.

No entanto, é fundamental compreender que esse benefício está sujeito a regulamentos e verificações para garantir que ele seja concedido apenas a quem realmente necessita, e existem situações em que o -doença pode ser cancelado. Descubra, a seguir, quais são essas situações.

O que pode levar ao cancelamento do auxílio-doença do INSS?

Como são as novas regras do Auxílio-Doença?
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Administrativa do INSS

Um dos motivos que podem resultar no cancelamento do auxílio-doença é a revisão administrativa do INSS. O órgão realiza verificações periódicas para assegurar que os ainda estejam incapacitados para o . Se o Instituto constatar que a condição de saúde melhorou a ponto de permitir o retorno ao trabalho, poderá interromper o benefício.

Falecimento do Beneficiário

O falecimento do beneficiário também é uma situação que leva ao cancelamento do auxílio-doença pelo INSS, uma vez que esse benefício é pessoal e intransferível. Em tais casos, o cessa naturalmente.

Ausência nas perícias médicas do INSS

O não comparecimento às perícias médicas agendadas pelo INSS é outro motivo que pode levar ao cancelamento do benefício. Essas perícias são fundamentais para avaliar a evolução da condição de saúde do segurado e determinar se ele ainda tem ao auxílio.

Veja também:

Veja as orientações do INEP para as provas do ENEM

Cortes indevidos

Cortes indevidos podem ocorrer, mas é importante que os beneficiários estejam cientes de seus e busquem recursos para contestar qualquer decisão injusta por parte do INSS.

Fim do prazo de concessão do auxílio-doença

O fim do prazo de concessão do auxílio-doença também leva ao seu cancelamento. O benefício tem uma data de início e término, e quando o prazo acaba, o pagamento cessa automaticamente.

Retorno ao trabalho enquanto ainda recebe o benefício

Por fim, o retorno ao trabalho enquanto ainda se recebe o auxílio-doença é uma prática que pode levar ao cancelamento do benefício. O auxílio-doença pressupõe que o segurado não está apto a exercer suas atividades laborais, portanto, retomar o trabalho enquanto se recebe o benefício é uma irregularidade.

Em resumo, o auxílio-doença do INSS é um benefício essencial para quem enfrenta problemas de saúde que impossibilitam o trabalho, mas é importante estar ciente de que ele está sujeito a verificações e regulamentos para garantir que seja concedido apenas quando realmente for necessário.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com