Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Seu pagamento de contas online pode ser desviado com esse novo golpe do PIX

Um novo golpe do PIX está rodando e foca principalmente em compras online. Entenda como funciona e veja como se prevenir!

Recentemente, um novo golpe do PIX veio à tona. Dessa vez, o alvo é o modelo de “Copia e Cola”, com a modificação do código para envio que altera o destinatário do valor. Com isso, as compras online estão em risco.

A alteração ocorre por meio de um vírus no aparelho da vítima. No entanto, esse novo tipo de crime ocorre em eletrônicos específicos. Veja mais sobre como ocorre e como se prevenir para não cair em ciladas. 

Novo golpe do PIX com “Copia e Cola”

Em 2020, o Banco Central criou um novo jeito de fazer o PIX: o método “Copia e Cola”, que envolve a criação de um código específico para a transação. No entanto, esse se tornou o novo alvo para que criminosos fizessem as suas vítimas. 

Isso ocorre porque um vírus chamado GoPix altera, de forma rápida, o código usado. Assim, os criminosos conseguem mudar o destinatário do valor e aplicar o golpe do PIX. Contudo, há duas limitações da armadilha: ela funciona somente em transferências para empresas e não funciona em celulares, somente em computadores e notebooks. 

Veja também:

Shein desbanca Americanas entre os brasileiros; confira

O motivo para o enfoque nas empresas é a possibilidade de interceptar compras online, visto que essas possuem valores maiores do que transferências pessoais. 

logo do Pix e um golpista invadindo computador enquanto fala ao telefone
Imagem: chingyunsong / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Orientações para as vítimas 

Uma informação essencial é que o vírus entra por meio de links suspeitos e sem segurança. Assim, para que mais pessoas não caiam no novo golpe do PIX, algumas das dicas são: 

  • Não abra links não confiáveis que recebeu em e-mails, WhatsApp e semelhantes; 
  • Baixe um antivírus no seu notebook ou computador; 
  • Antes de concluir a transferência, confira os dados do destinatário. 

Caso a pessoa caia no golpe do PIX, precisa abrir um boletim de ocorrência, de preferência em delegacias com enfoque em crimes cibernéticos. Depois, informe ao seu banco sobre o ocorrido para verificar o que pode ser feito nesta situação. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital