Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caiu no golpe do Pix? Entenda se é possível cancelar a transferência

Você caiu no golpe do Pix e está desesperado para reaver o valor? Veja se é possível cancelar a transferência e recuperar o dinheiro!

Com toda certeza você usa o Pix, não é mesmo? Ele é um sistema de pagamento instantâneo com criação pelo Banco Central do Brasil e que teve seu lançamento em novembro de 2020. Porém, mesmo sendo prático e confortável, a ferramenta também ficou conhecida pelo golpe do Pix.

Uma das formas de perder valores com o Pix é errar algum número na transferência de pagamento instantâneo ou, de fato, cair em um golpe. Um dos mais recentes, que conta com mais de 6 mil vítimas em 2023, consiste em desviar o dinheiro da transferência bancária no momento em que ela é feita.

De acordo com a empresa de cibersegurança Kaspersky, através Folha de S.Paulo, esse é segundo golpe com mais registros na América Latina atualmente em relação ao Pix.

Caí no golpe do Pix: e agora?

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

É claro que há um certo desespero quando se cai em um golpe, afinal, tem dinheiro envolvido. Porém, você sabia que é possível contestar a transação? É importante ressaltar que existem regras bem específicas nesses casos para que o consumidor tenha direito de cancelar a transferência de valores.

Veja também: Black Friday: Nubank deixa cliente escolher o novo valor do limite do cartão; aproveite!

Há três possíveis casos que permitem um cancelamento, são elas: fraude, falha operacional do próprio banco e arrependimento de compra. Nessas três situações, você está resguardado e pode solicitar a devolução dos valores.

Entretanto, se você cair no golpe do Pix, ou fazer uma transferência errada, o cancelamento do Pix não é aceito. Mas, vale ter atenção no que seu banco oferece. Isso porque, há instituições que contam com um seguro para o Pix, portanto é válido conferir as exigências para entender como proceder.

Dicas para não cair em golpes

Uma dica importante para você não cair em golpes é nunca confiar em solicitações de transferência via Pix feitos por desconhecidos. Além disso, jamais aceite propostas estranhas. Desconfiou? Nunca faça a transferência.

Outra dica importante é sobre solicitações para transferir um valor e receber o dobro de volta, esse tipo de pedido não deve ter sua atenção. Por fim, é importante sempre conferir os dados como, nome, CPF e banco antes de fazer uma transferência por PIX.

Imagem: FOTOKITA / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital