Após um ano e meio enfrentando crise decorrente da pandemia Covid-19, lojistas comemoram número de vendas em Shoppings acima do período pré-pandêmico, em 2019. Aliansce Sonae, BRMalls, Iguatemi e Multiplan vinham registrando números baixos de vendas desde o fechamento das lojas, situação que continuou durante a abertura gradativa.
Shoppings vendem acima do nível pré-pandemia pela primeira vez
Alta já era aguardada por lojistas que depositam suas expectativas na Black Friday para continuar expansão das vendas.
É provável que você também goste:
Inflação na ceia de Natal: produtos ficam até 26% mais caros
Compre online e ganhe cashback pagando com PicPay nestas lojas
Com a vacinação em avanço e a redução nas restrições de isolamento social, esses números inverteram. Durante o mês de outubro, essas empresas viram um crescimento nas vendas em relação ao mesmo mês de 2019, em termos nominais, ou seja, sem considerar a inflação do período.
O shopping Iguatemi teve alta de 15% e Multiplan registrou aumento de 10%. Aliansce e BRMalls confirmaram que houve aumento, mas sem divulgar números.
Rafael Sales, presidente da Aliansce Sonae, afirmou que as vendas nos shoppings em outubro já ficaram acima do nível pré-pandemia. Além disso, em novembro, as primeiras semanas de vendas foram boas também.
Aumento nas vendas nos shoppings já era esperado
O aumento já era aguardado, pois as vendas seguiam com crescimento gradativo nos últimos meses de modo proporcional à liberação dos shoppings. Simultaneamente, a inadimplência dos lojistas e os espaços vagos dos shoppings foram diminuindo pouco a pouco.
Todavia, a pergunta que paira neste momento é se a saúde do mercado irá resistir à inconsistência econômica, frente à inflação. A expectativa está voltada para a tradicional campanha de descontos Black Friday.
Sales analisa que estimar o desempenho das vendas para 2022 é um “exercício mais complexo” devido às incertezas. “Não sabemos como estará a economia brasileira no ano que vem”, afirmou. Porém, de modo geral, ele se diz otimista porque o pior da pandemia ficou para trás e a sua rede de shoppings tem boa ocupação, além de novos canais para vendas online.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
No entanto, analistas presumem que shoppings voltados ao público de alta renda continuarão com crescimento. Conforme explica o analista do Citi André Mazini, “os shoppings de baixa renda devem se recuperar mais lentamente do que aqueles de alta renda, já que o crescimento da inflação está concentrada em alimentos e mercadorias, mais representativos na cesta de consumo das pessoas mais pobres”.
Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?
Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.
Imagem: Matyas Rehak / Shutterstock.com
