Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sicredi é condenado a ter que devolver valores cobrados ilegalmente; entenda

Recentemente, o Sicredi foi condenado a devolver valores cobrados ilegalmente a uma empresa. Clique para entender mais informações.

Em uma importante decisão acerca de práticas bancárias e juros cobrados em contratos de cheque especial, a justiça emitiu uma sentença favorável a uma empresa que moveu uma ação contra a instituição financeira Sicredi, condenado na Comarca de Campina da Lagoa.

Esse caso se iniciou com uma ação revisional de contrato proposta pela empresa. O processo abriu questionamentos sobre a legalidade das taxas de juros aplicadas ao contrato de cheque especial da empresa com o Sicredi.

Além disso, na ação, a autora alegou que o Sicredi não forneceu a documentação referente à sua conta corrente. Confira mais detalhes sobre o processo nas próximas linhas.

Sicredi condenado: mais detalhes sobre a decisão

Logo do Sicredi na tela de um aparelho celular.
Imagem: rafapresss / Shutterstock.com

Em resposta às acusações apresentadas, o Sicredi defendeu-se argumentando que nunca se recusou a apresentar a documentação exigida. Ademais, a financeira afirmou que as taxas de juros estariam de acordo com as determinações legais.

Veja também:

INSS: pagamentos começam nesta semana; veja quem recebe

No entanto, após a realização de uma prova pericial, foi comprovado que, em uma das operações, a taxa de juros aplicada foi superior à contratada e à média de mercado, caracterizando-se como prática ilegal. Consequentemente, o juiz Rodolfo Figueiredo de Faria reconheceu a ilegalidade da taxa de juros nessa operação.

Sentença do processo

Mediante o reconhecimento da medida abusiva por parte do Sicredi, o juiz determinou a devolução de R$ 2.275,86 à empresa. Essa quantia deverá passar por atualização até agosto de 2016. Além disso, deverá contar com correção monetária pelo INPC e juros de mora de 1% ao mês desde a citação.

No entanto, a ação também comprovou a importância de a Justiça se atentar para casos de cobranças abusivas. Um detalhe importante sobre o ocorrido com o Sicredi é que, sendo uma decisão em 1ª instância, ainda existe a possibilidade de a instituição abrir recurso e recorrer contra a sentença aplicada.

Imagem: casa.da.photo / Shutterstock.com