Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Siga essas 10 dicas e economize gás

Existem algumas dicas que podem ajudar a aproveitar melhor o botijão de gás e, dessa forma, aliviar os gastos. Confira!

Na última sexta-feira (11), o preço do gás de cozinha subiu mais uma vez, após o grande aumento de 16,1% aplicado pela Petrobras. Com o reajuste, o botijão de gás já está sendo vendido a R$ 150 em São Paulo. 

Por ser um item totalmente indispensável para a alimentação da maioria das famílias brasileiras, o gás não pode deixar de ser consumido. Porém, algumas dicas podem ajudar a aproveitar melhor o botijão e, dessa forma, aliviar os gastos, que cada dia estão maiores. 

10 dicas para economizar o botijão de gás

Todas as 10 orientações citadas a seguir, possuem o mesmo intuito, que é fazer com que o botijão de gás renda mais. A maioria delas não precisa de investimento nenhum, pois são práticas simples. Confira:

01. Mantenha as bocas do seu fogão sempre limpas

Chamas laranjas ou amarelas são um sinal de que as bocas do fogão estão sujas ou com mau funcionamento. Em casos assim, o fogo perde a sua potência e gasta mais tempo para cozinhar as comidas. Já a chama azul é mais quente e eficiente. 

Basta limpar as peças do fogão com água e sabão. 

2. Evite abrir a porta do forno

Cada vez que a porta é aberta, o calor sai e se perde. Quanto menos ela é aberta, menos gás é perdido. É recomendado que o tempo de preparo da receita seja marcado para evitar a abertura para checar se o alimento já está pronto

3. Se possível, use panelas de pressão

A panela de pressão faz com que os alimentos sejam cozinhados mais rápidos, e, consequentemente, gastará menos gás.

4. Aproveite o vapor da panela

Quando possível, use uma escorredeira metálica em cima da panela para preparar outros alimentos no vapor, como por exemplo, legumes.

5. Evite as correntes de ar

Se a sua cozinha possui uma janela perto do fogão, é recomendado que ela seja fechada. O vento faz com que a potência das chamas seja diminuída.

6. Tampe bem as panelas

Panelas tampadas diminuem a perda de calor, assim os alimentos podem ficar preparados mais rápido.

7. Use a boca de fogão mais potente

Colocar uma panela pequena em uma boca maior é um desperdício de gás, sendo assim, evite-a, caso você não esteja com muita pressa. 

8. Confira o botijão de gás e a mangueira

Use uma bucha com sabão para colocar espuma nas roscas do botijão, nas mangueiras e conexões com o botijão. Se tiver bolhas, é um sinal que está tendo um vazamento, consertá-lo ajuda na economia, além disso, evita acidentes.

9. Corte os seus alimentos em pedaços pequenos

Quanto menor o corte, maior a superfície de contato com a água, ou seja, menos tempo ele levará para ficar pronto.

10. Planifique o uso do forno

Leve ao forno pratos que precisam da mesma temperatura, sendo assim, você cozinha mais de um prato em um só forno. 

Imagem: Sergey Neanderthalec / shutterstock.com