Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dicas para economizar na renovação do seu seguro de carro!

As dicas deste texto podem ajudar a conseguir descontos na contratação ou renovação do seguro de carro. Entenda como!

Há vários imprevistos que podem acontecer no dia a dia no trânsito. Nesses momentos, o seguro do carro se faz necessário, afinal, ninguém gosta de estar desamparado em uma situação não prevista e que ainda pode causar prejuízos financeiros. 

No entanto, por causa de algumas situações, o valor do seguro às vezes não cabe no bolso do motorista. Diante disso, a contratação do serviço pode ser vista como uma tarefa difícil.

Confira, a seguir, como economizar ao renovar o seguro do seu veículo.

Por que o valor do seguro veicular aumentou nos últimos anos?

Em qualquer situação, é conveniente que o motorista contrate um seguro para seu veículo, mas principalmente nos últimos dois anos isso se tornou ainda mais necessário. 

Isso porque o momento pandêmico trouxe uma escassez de peças. Consequentemente, o valor da manutenção de carros aumentou. Além disso, o índice de assaltos também cresceu, pois os carros roubados acabam indo parar em desmanches. Assim, as peças difíceis de encontrar são vendidas. 

Com a alta demanda, o valor do seguro do carro subiu. Mas nem tudo está perdido: há algumas maneiras de economizar ao contratar um seguro para o veículo. Entenda como!

Como economizar com o seguro de carro?

O preço do seguro do carro pode sair bem caro, mas existem algumas dicas que, se você seguir, podem deixar o serviço muito mais barato. Confira!

1. Pesquise bastante 

Essa é uma regra válida para todos os tipos de contratação de serviços. Comparando os valores entre os diferentes fornecedores, é possível encontrar o equilíbrio entre custo e benefício. 

As seguradoras de carros levam alguns fatores em consideração no momento de chegar ao seu valor final, alguns deles são a idade, local que o carro mais circula, marca e modelo do veículo, entre outros. 

Uma dica é levar propostas de diferentes seguradoras à empresa que realmente é de interesse para ver se a oferta pode ser coberta. 

2. Pense em quais são as melhores opções 

É preciso levar a rotina em consideração. Por vezes, alguns serviços que não são úteis são oferecidos, portanto, é necessário manter somente aqueles que atendam a real necessidade. 

Aqui, outro ponto a ser avaliado é a franquia, isto é, o valor adicional que o motorista deve pagar caso haja um dano no veículo de sua responsabilidade. 

3. Seja prudente no trânsito

As seguradoras têm acesso a um tipo de histórico de condução do motorista, portanto, caso haja muitas multas e infrações, a seguradora pode aumentar o valor, pois o risco de o motorista precisar de seu serviço é maior. Fique atento, portanto, e dirija de forma preventiva.

Veja também o nosso vídeo sobre o assunto:

Imagem: Blackwhitepailyn / Shutterstock.com