De acordo com informações da jornalista Míriam Leitão, Simone Tebet (MDB) será a nova Ministra do Planejamento do futuro governo Lula.
Simone Tebet aceita cargo no governo Lula: qual será o ministério?
Após especulações, e comunicação com a cúpula do MDB, Simone Tebet aceitará hoje ministério no governo Lula. Confira qual pasta ela ficará!
Após a polêmica que envolveu Tebet e Marina Silva (Rede-SP) pelo cargo de ministra do Meio Ambiente, a decisão parece pôr fim ao destino da candidata, que ficou em 3º lugar nas eleições de 2022.
Segundo Míriam, a notícia de que Simone Tebet não quis os bancos públicos dentro da pasta é falsa. Uma vez que a indicação mostra que o Planejamento irá buscar medidas tanto para a atuação direta, quanto indireta dos assuntos.
Ou seja, a Caixa e Banco do Brasil continuam como pontos importantes da pasta.
Anúncio de Simone Tebet como Ministra do Planejamento deve acontecer hoje
Antes de aceitar o cargo de ministra do planejamento, Tebet teria comunicado aos integrantes da alta cúpula do MDB a sua decisão.
O convite foi feito na última sexta-feira (23) pelo presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva. E a expectativa é que hoje (27), será realizada a coletiva que irá formalizar o convite.
Segundo fontes próximas a Tebet, a senadora busca no comando do ministério uma forma de lidar com concessões e parcerias público-privadas. Dessa forma, teria maior visibilidade política a fim de manter seus planos de uma nova candidatura em 2026.
O que esperar do Ministério do Planejamento sob comando de Tebet
Ainda não se sabe quais serão as políticas adotadas por Simone Tebet no comando da pasta do Planejamento.
Entretanto, a senadora já deu indícios que busca, por exemplo, levar sugestões sobre políticas habitacionais para a Caixa. Além disso, propor soluções de apoio e fomento ao agronegócio para o Banco do Brasil.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Para isso, Tebet pensa em propor soluções que foquem no desenvolvimento de políticas públicas que permitam a entrega de resultados.
Até o último levantamento, Lula já nomeou oficialmente outros 21 ministros, em um total que será de 37 ministérios.
Ou seja, Simone Tebet se junta agora, no novo governo, a nomes como Margareth Menezes (Cultura), Geraldo Alckmin (Desenvolvimento, Indústria e Comércio) e Rui Costa (Casa Civil) para compor a nova base dos próximos 4 anos.
Imagem: Yuri Murakami | shutterstock
