Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sistema único para comparação de taxas e prazos pode ser criado para o crédito consignado; entenda

Setores do Governo Federal trabalham na criação de um sistema único voltado para a contratação de crédito consignado. Entenda!

O Ministério da Fazenda, o Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal estão trabalhando conjuntamente na criação de um portal. Logo, os trabalhadores com carteira assinada poderão escolher a instituição financeira de sua preferência para solicitar um crédito consignado.

Dessa forma, a nova medida propõe uma reformulação do sistema atual e tem como objetivo oferecer mais liberdade para os trabalhadores do setor privado. Continue a leitura para mais informações!

Setores do governo se unem para criar sistema único para crédito consignado

Contratação de crédito consignado.
Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com

No modelo atual, os trabalhadores que desejam contratar um crédito consignado, ou seja, um empréstimo com desconto automático na folha de pagamento, só podem fazê-lo com um banco associado à empresa em que trabalha. Com a implementação do novo portal, essa restrição será eliminada.

Sendo assim, o portal em desenvolvimento também irá permitir que os trabalhadores comparem as taxas cobradas e os prazos de pagamento entre as diferentes instituições financeiras.

Ademais, haverá um ranking com as taxas cobradas pelos bancos e um link para o e-Social, administrado pela Caixa. Nele, os trabalhadores poderão contratar o crédito consignado diretamente, sem a necessidade de a empresa ter um convênio com o banco, por exemplo.

Maior liberdade para os empregadores

Os empregadores também serão beneficiados com o novo sistema. Eles poderão incluir na guia de recolhimento do e-Social o valor da parcela do empréstimo que seu desconto automático do contracheque do funcionário. Além disso, o sistema cuidará da transferência automática para os bancos credores.

Além disso, uma segunda fase do projeto prevê a portabilidade do empréstimo. Isso permite que os trabalhadores migrem seu empréstimo para outro banco que ofereça taxas eventualmente mais vantajosas.

Veja também:

PL pode criar novo programa de acesso a crédito; saiba mais

Conforme informado pelo Ministério do Trabalho, a reestruturação do sistema de crédito consignado terá um impacto positivo, especialmente para os trabalhadores de renda mais baixa. Estatísticas revelam que atualmente 37 milhões de trabalhadores recebem um salário mensal de R$ 2.720.

Imagem: Alexandre Zorek / shutterstock.com