Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

PL pode criar novo programa de acesso a crédito; saiba mais

Um PL atual está discutindo a possibilidade de acesso a crédito e financiamento para novos empreendimentos. Clique aqui para entender melhor!

O Programa Nacional de Crédito ao Jovem Empreendedor, aprovado no Senado, agora passa por análise na Câmara dos Deputados através do Projeto de Lei nº 678/19. O programa, que já era previsto no Estatuto da Juventude regulariza a realização de cursos de qualificação sobre empreendedorismo.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) será responsável por executar o novo programa. De acordo com o texto do projeto, poderão receber o crédito jovens que cumpram com uma série de requisitos.

Dentre eles, ter de 18 a 29 anos de idade, não ter emprego, cargo ou função pública, apresentar um plano de negócios e ter participado de um curso de empreendedorismo e gestão financeira reconhecido. Quer saber mais sobre o projeto? Então fique por aqui e veja o que reunimos para você.

Programa discute financiamento para empreendimentos

Auxílio Emergencial de R$ 10 mil. Governo Lula rombo
Imagem: rafapress / shutterstock.com

O dinheiro concedido por meio do programa contribuirá na compra de equipamentos, programas de computador ou como capital de giro para a implantação, ampliação ou modernização de um empreendimento na cidade em que o jovem beneficiário reside.

O senador Weverton (PDT-MA) destacou que uma alternativa para lidar com o desemprego entre os jovens é fomentar o empreendedorismo. Além disso, estatísticas indicam que no terceiro trimestre de 2023, aproximadamente 29,4% dos jovens desempregados no Brasil pertenciam à faixa etária de 18 a 24 anos.

Este novo programa representa um passo significativo para apoiar e capacitar jovens empreendedores no Brasil. Por meio dele, será possível oferecer recursos financeiros e educação sobre gestão e empreendedorismo para aqueles que desejam abrir seu próprio negócio.

Tramitação do projeto

No momento, o projeto encontra-se em fase final de tramitação e passará por avaliação nas comissões de Indústria, Comércio e Serviços; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Veja também:

Caixa lança cartões de crédito sem análise de crédito para inadimplentes e aposentados, confira

Ao incentivar o empreendedorismo entre os jovens, é possível contribuir para a redução do desemprego nessa faixa etária e fomentar o crescimento econômico do país.

Imagem: Alejandro Zambrana / Shutterstock.com