Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sistemas de amortização SAC, SACRE ou Tabela Price: qual escolher?

Conheça as três principais opções dos sistemas de amortização.

0

O financiamento sem dúvida é um dos serviços mais procurados pelos brasileiros para alcançar o sonho da casa própria. Um dos benefícios é a possibilidade de parcelar a longo prazo, o que facilita a compra para quem não tem o dinheiro em mãos. Assim, se o financiamento parece uma boa opção pra você, é importante saber os detalhes antes de fechar o negócio. Por isso, confira mais sobre os sistemas de amortização SAC, SACRE ou Tabela Price. 

Sistemas de amortização SAC, SACRE ou Tabela Price: qual escolher?

Os sistemas de amortização influenciam no valor das parcelas e no quanto de juros você paga ao final do financiamento. A amortização significa que a sua dívida reduz de acordo com os pagamentos. Ou seja, quando se fala em amortização da dívida, significa que a dívida está sendo paga. 

Dessa forma, pode-se falar que, ao pagar as parcelas do financiamento, já ocorre uma amortização; afinal, com o passar do tempo, você quita o que deve. Contudo, o termo amortização das parcelas pode ser usado em outro contexto: quando o cliente escolhe adiantar as parcelas do financiamento, como uma forma de acelerar a quitação e terminar o financiamento mais rápido. 

Em todos os casos, as parcelas podem ser calculadas por meio de três sistemas de amortização: SAC, SACRE ou Tabela Price. Confira abaixo um pouco sobre cada um deles.

Sistema de Amortização Constante – SAC

O Sistema de Amortização Constante (SAC) é o mais usado no Brasil. Nele, as parcelas diminuem de valor conforme o pagamento do financiamento. Isso ocorre porque a parcela do SAC se calcula levando em conta o montante principal, bem como os juros. Em outras palavras, nesse sistema de amortização, quanto mais próximo do fim do financiamento, menor é o valor de cada parcela. 

Dessa forma, apesar das parcelas inicialmente serem pesadas, com o passar do tempo, as mesmas vão aliviando. Assim, o sistema é uma vantagem caso o cliente pense em pagar mais parcelas quando estiver perto de terminar o financiamento. Por fim, o SAC é o sistema mais vantajoso para um financiamento a longo prazo.

Tabela Price

As 3 principais características do sistema Tabela Price são as parcelas constantes, a amortização crescente e ainda os juros decrescentes. Em outras palavras, a amortização e os juros são equilibrados. Assim, os juros são maiores no início do financiamento e compõem quase a totalidade das primeiras parcelas. 

Dessa forma, a amortização da dívida é menor no começo e, com o tempo, vai aumentando. Além disso, apesar de no começo o valor das parcelas da Tabela Price ser menor do que do SAC, o montante de juros total é maior que os demais sistemas de amortização.

A Tabela tem indicação para quem tem a renda com perspectiva de aumento maior do que a inflação, pois o valor das parcelas toma boa parte do seu salário. Por fim, ele não é o mais indicado para financiamentos a longo prazo. 

SACRE

O Sistema de Amortização Crescente faz a amortização da dívida crescer com o tempo, já que as parcelas do financiamento do SACRE diminuem com o tempo. Porém, a amortização não é constante, pois ela aumenta conforme o financiamento é pago.

Em suma, as primeiras parcelas são maiores e compostas por mais juros do que a amortização da dívida. Dessa forma, há uma redução do valor das parcelas e dos juros enquanto ocorre um aumento da amortização. Apesar dos juros serem menores entre os sistemas, as parcelas iniciais são muito caras.

O SACRE se indica para quem tem folga no orçamento no começo do financiamento. Como o valor é decrescente, pode ser uma opção para quem não tem certeza sobre o seu rumo financeiro. Ou seja, a curto prazo, o financiamento tem impacto maior sobre as finanças, mas com o tempo isso vai amenizando. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook,  Twitter,  Twitch  e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Roman Samborskyi / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -