Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sites falsos estão enganando motoristas ao tentarem pagar o IPVA; entenda

Para aplicar golpes nos brasileiros, sites falsos falam sobre o pagamento do IPVA por meio de links parecidos aos oficiais. Fique atento!

Os criminosos estão tirando proveito do período de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por meio de um golpe com sites falsos. O golpe envolve a criação de páginas online que se parecem com as oficiais, como o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e da Secretaria da Fazenda. 

As URLs desses sites fraudulentos costumam incluir palavras chave, como “IPVA”, “Detran” e “Fazenda”. É uma tentativa de enganar os contribuintes a fazerem o pagamento do imposto de forma equivocada.

Atualmente, para pagamento do imposto, além do PIX, o IPVA continua podendo ser pago em terminais de autoatendimento de bancos, pela internet, nas casas lotéricas. Até mesmo o pagamento com cartão de crédito é uma opção, assim como nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda e Planejamento.

Sites falsos do IPVA

Os sites falsos do IPVA aparecem como “conteúdo patrocinado” nos resultados de pesquisa do Google, o que pode levar a uma confusão entre os sites oficiais e os falsos. Além disso, aparecem de forma parecida com os sites oficiais, possuindo até mesmo um campo para preenchimento do Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM) do veículo. 

Veja também:

Titulares do Bolsa Família vão receber visita INESPERADA em janeiro

No entanto, uma diferença notável é o fato de priorizarem pagamentos por Pix e boleto bancário. Alguns até apresentam a opção de gerar guias de pagamento, seguida por uma mensagem de “indisponibilidade” após a finalização do processo.

Moedas e carrinho de brinquedo IPVA isenção
Imagem: Monthira / shutterstock.com

Dicas para evitar cair em golpes

Para evitar ser vítima de tais fraudes relacionadas aos sites falsos do IPVA, veja algumas dicas: 

  • Faça o pagamento de taxas e tributos apenas através dos sites oficiais das respectivas instituições.
  • Desconfie de sites patrocinados ou que oferecem descontos e vantagens no pagamento do IPVA.
  • Fique atento quanto ao beneficiário do pagamento. No caso do IPVA, deve ser o Estado em questão.
  • Caso se torne uma vítima, procure imediatamente o Ministério Público ou a delegacia de polícia mais próxima com cópias dos comprovantes de pagamentos e com a URL do site falso.

Imagem: Monthira / shutterstock.com