Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sou obrigado a declarar ações no Imposto de Renda? Entenda como funciona

A obrigatoriedade de declarar ações no Imposto de Renda depende de fatores como volume de transações e ganhos. Compreenda essas regras.


A declaração de ações no Imposto de Renda é uma dúvida comum entre investidores. A obrigatoriedade está relacionada ao volume de transações e aos ganhos obtidos. Entender então como funciona esse processo é essencial para cumprir corretamente as obrigações fiscais.

Neste texto, abordaremos os critérios que determinam se você é obrigado a declarar suas ações, oferecendo clareza sobre as responsabilidades fiscais associadas aos investimentos em ações. Dessa forma, vamos esclarecer as dúvidas sobre esse assuntoe fornecer informações cruciais para quem busca compreender as regras do Imposto de Renda no contexto de investimentos em ações.

Quem precisa declarar ações no Imposto de Renda?

Se você realizou operações de compra ou venda de ações na bolsa em 2022, independente do valor, é obligatório informar à Receita Federal na declaração do IR. Sendo assim, Isso inclui desde day traders, que realizam operações diárias, até investidores de longo prazo.

A imagem mostra uma pessoa segurando um celular com aplicativo ou site da Receita Federal aberto.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Para possibilitar a declaração correta, é necessário compilar algumas informações e documentos. Entre eles, estão as notas de corretagem, que são emitidas pela corretora a cada operação de compra e venda. Também é necessário reunir os informes de rendimento, enviados pela corretora ou disponíveis em seu site.

Como efetivamente declarar suas ações passo a passo

  • 1. No programa do IR, na aba “Bens e Direitos”, selecione a opção “Ações (inclusive as listadas em Bolsa)”;
  • 2. Informe a situação em 31/12/2021 e 31/12/2022, indicando a quantidade de ações e o valor total pago;
  • 3. No campo “Discriminação”, informe detalhes da operação, como a corretora utilizada para a compra/venda das ações, a quantidade de ações adquiridas, valor pago, entre outros. Lembre-se: cada tipo de ação é um bem diferente e deve ser informado separadamente. Se comprou e vendeu ações da mesma empresa em diferentes datas e preços, faça a declaração de cada lote separadamente.

Como calcular o preço médio das ações?

No caso de prejuízos na venda de ações, eles devem ser informados à Receita Federal, pois podem ser compensados em futuras vendas que gerem lucro. O preço médio das ações é o valor total pago por elas, incluindo todas as despesas como corretagem e emolumentos, dividido pela quantidade de ações que você possui.

Veja também:

Empréstimo do BB permite 1º pagamento só daqui a 6 meses

Dessa forma, ao seguir esses passos e dicas, você poderá declarar suas ações no Imposto de Renda de forma tranquila e correta, evitando problemas com a Receita Federal. Então, lembre-se de que a declaração correta do Imposto de Renda é uma obrigação legal e fundamental para manter a sua tranquilidade fiscal.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com