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SPC Brasil participa da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira

Na próxima quarta-feira (22/05), o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) participará de painel com especialistas do mercado para debater indicadores para a política de educação financeira no país durante a 6ª Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF 2019), em São Paulo. Na ocasião serão apresentados dados da pesquisa Educação Financeira – Comportamentos do Brasileiro Ligado ao Dinheiro, realizado com a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e em parceria com o Banco Central.

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Pesquisa Educação Financeira – Comportamentos do Brasileiro Ligado ao Dinheiro

Primeiramente, uma das principais conclusões do estudo mostra que apesar de a maioria dos brasileiros acreditar que possui um grau de conhecimento bom ou ótimo para administrar seu dinheiro, 32% não têm o hábito de traçar metas para realizar sonhos de consumo e 40% reconhecem que o aspecto emocional tampouco influencia as decisões financeiras.

Dentre os que consideram bom ou ótimo seu nível de conhecimento, quase a metade (46%) aprendeu a gerenciar sua vida financeira sozinho. Destes, cerca de 24%, a aprendizagem aconteceu em casa, desde cedo. Outro dado revela que o aprendizado pela internet é mais frequente entre os homens. Ou seja, 27% recorreram ao ambiente digital para consultar canais e sites de conteúdos de orientação financeira. Contudo, no caso das mulheres, apenas 10% afirmam ter aprendido a gerenciar seu dinheiro pela internet.

Ademais, 81% dos entrevistados na Pesquisa Educação Financeira, destacaram que ao fazer compras, avaliam se realmente precisam do produto. Contudo, 70% declararam conseguir resistir às promoções, ou seja, só compram o que está planejado. Em contrapartida, um terço dos brasileiros compram produtos por impulso. Ou seja, mesmo que estejam contraindo uma dívida, se alguma coisa desperta seu interesse. Além disso, 46% assumem já ter comprado algo apenas motivados pelo prazer da posse.

É também significativo o poder da influência de outras pessoas sobre as próprias compras, seja direta ou indiretamente. Portanto, de acordo com o levantamento, 31% dos entrevistados revelam já ter comprado algo mais caro por se sentirem constrangidos na frente de amigos em vez de adquirir um produto mais barato.

Pesquisa Educação Financeira

A íntegra da pesquisa será apresentada na quarta-feira (22) e estará disponível nos sites do SPC Brasil e do Banco Central.

Por fim, as inscrições para o evento devem ser feitas na página da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira.

Serviço

Semana ENEF 2019 – Educação Financeira – Comportamentos do Brasileiro Ligado ao Dinheiro

  • Data: 22 de maio de 2019
  • Local: Hotel Belas Artes – R. Frei Caneca, 1199 – Cerqueira César, São Paulo
  • Horário: das 08h30 às 12h30

Semana ENEF

Realizada anualmente desde 2014, reúne diversas ações educacionais, gratuitas, presenciais e online. O objetivo é disseminar a educação financeira e previdenciária no país. O Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef) é a entidade responsável pela coordenação da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Ele é composto por representantes de órgãos como Banco Central, CVM, Febraban e Anbima, entre outros.

SPC Brasil

Há 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.

CNDL

Criada em 1960, a CNDL é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.

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