Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Spotify anuncia encerramento de aplicativo

Na última segunda-feira (3), o porta-voz do Spotify, Gayle Gaviola Moreau, confirmou ao The Verge que a empresa decidiu encerrar o aplicativo Spotify Live. Criada em 2021, a plataforma foi desenvolvida para concorrer com o serviço de áudio ao vivo Clubhouse. 

Segundo Moreau, o streaming de áudio irá “pôr um fim ao aplicativo Spotify Live”. O intuito da empresa é desenvolver o recurso em sua plataforma principal de maneira unificada.

Spotify põe fim ao Spotify Live

Para a empresa, o recurso se desenvolveu de uma maneira que não faz mais sentido como um aplicativo independente. Em vez disso, o Spotify tem avaliado a ideia de integrar a ferramenta ao aplicativo principal.

No entanto, cabe destacar que o fim do Spotify Live já é uma decisão tomada.

Ao site TechCrunch, um porta-voz da empresa afirmou que “depois de um período de experimentação e aprendizado sobre como os usuários do Spotify interagem com o áudio ao vivo”, a companhia optou pela desativação do Live.

No entanto, a decisão da empresa já podia ser prevista. Ainda em 2022, no mês de dezembro, o Spotify teria encerrado a produção de diversos programas da plataforma de áudio ao vivo. A medida seria um sinal do enfraquecimento do formato.

Mudança no mercado

Um exemplo de ferramenta que está sendo desenvolvida são as chamadas “listening parties“, função que deve conectar artistas e fãs em um espaço de interação. 

Além disso, o Spotify não é o único a tomar esse tipo de medida. Ainda em 2022, o Facebook também integrou sua sala de áudio ao vivo ao aplicativo principal, além de encerrar os chamados ‘Soundbites’, ferramentas de áudios curtos. 

Enquanto o Clubhouse segue como uma grande plataforma no ramo de áudio em tempo real e concorrentes desistem da disputa, o Twitter permanece com sua ferramenta ‘Spaces’, que permite aos usuários criarem um chat de áudio ao vivo.

Apesar disso, o recurso atua como uma ferramenta a mais, não sendo a principal utilidade da rede social de Elon Musk.

Formato do Spotify Live estava desgastado

O Spotify surgiu, sobretudo, para concorrer com o Clubhouse e outros serviços similares, que atraíram muitos usuários durante a pandemia de Covid-19. No entanto, o Spotify Live sempre foi visto por muitos usuários como uma mera cópia do Clubhouse.

Contudo, o Spotify não é o único serviço de podcasting social a chegar no pós-pandemia. A Meta, por exemplo, encerrou suas ofertas de áudio no Facebook Live e acabou com o Soundbites. Além disso, o Reddit também abriu mão do Reddit Talk no início do mês.

Dessa forma, a conclusão é de que esse tipo de serviços de áudio está em declínio, o que justifica a decisão do Spotify.

Imagem: Marcelo Mollaretti/ Shuttersotck.com