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Spotify vai demitir 1.500 funcionários em todo o mundo; saiba mais

Spotify vai demitir 17% do quadro de funcionários, o que deixará 1.500 pessoas sem emprego. Entenda a situação!

O Spotify vai demitir 17% do quadro de funcionários, o que deixará 1.500 pessoas sem emprego. Foi o CEO da plataforma, Daniel Elk, quem anunciou recentemente a demissão dos colaboradores. Elk argumentou que essas alterações são necessárias para lidar com os “desafios futuros”, apesar dos resultados positivos apresentados no último trimestre.

Não é a primeira vez que o Spotify opta por reduzir sua equipe. No início do ano, aproximadamente 600 funcionários foram desligados, o que já acendeu alertas no setor de tecnologia. Todavia, segundo Elk, isso não foi suficiente. Mesmo com a performance positiva da plataforma, novas demissões se mostraram necessárias.

De acordo com Elk, houve discussões internas sobre a possibilidade do Spotify demitir no período entre 2024 e 2025. No entanto, pesou na balança a diferença entre os objetivos financeiros da empresa e o alto custo operacional. Assim, o CEO decidiu por uma redução substancial nos gastos já em 2023.

Spotify vai começar a demitir a partir desta segunda-feira (04)

O CEO revelou que realmente houve alguns investimentos nos anos de 2020 e 2021 para expandir a equipe e trabalhar em novas áreas, mas isso veio com um alto custo de manutenção para a companhia. Ele destacou a necessidade da empresa em melhorar sua eficiência enquanto mantém uma alta produtividade.

Em termos práticos, os funcionários demitidos começarão a receber comunicações oficiais sobre a decisão a partir desta segunda-feira (04). A empresa prometeu oferecer indenização pelo tempo de serviço e cobertura de férias, bem como suporte para vistos de trabalho para aqueles que são de outros países.

Um celular exibindo o logotipo do app Spotify em cima de uma mesa verde. Em cada lado do aparelho, tem um fone de ouvido.
Imagem: Chubo – My Masterpiece / Shutterstock.com

Planos da empresa

De acordo com a Reuters, o Spotify gastou mais de um bilhão de dólares para expandir sua cobertura no segmento de podcasts com o objetivo de alcançar um bilhão de usuários até 2030. A companhia também tem feito esforços para formar parcerias com celebridades de alto perfil e desenvolver novas tecnologias dentro do aplicativo.

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Além disso, enfrentando o desafio de balancear expansão e custos, o Spotify planeja alterar sua política de pagamento de royalties, passando a oferecer uma fatia maior aos artistas. A expectativa é que com tal medida seja possível reduzir as despesas da plataforma.

Imagem: Kaspars Grinvalds / shutterstock.com