Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Internet 5G chega em mais cidades brasileiras; saiba se a sua está na lista

Mais municípios brasileiros poderão ter acesso ao sinal de internet 5G a partir desta segunda-feira (4). Confira!

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) passa a disponibilizar o sinal de internet 5G para mais cidades brasileiras a partir desta segunda-feira (4). Sendo assim, 623 novos municípios poderão utilizar esse serviço.

Dessa forma, por volta de 81% da população do país já podem usufruir desse sinal mais rápido para navegar na rede, ou seja, 172 milhões de brasileiros. Saiba mais informações sobre essa implementação a seguir.

Anatel implementa internet 5G em mais de 600 cidades nesta segunda-feira (4)

mulher acessando a internet
Imagem: @rawpixel.com / Freepik

A liberação da faixa de internet 5G marca um importante avanço na infraestrutura de telecomunicações do Brasil. Assim, no total, 3.079 cidades têm a disponibilidade da faixa de 3,5 GHz, que permite a implementação das estações de 5G standalone.

Com a liberação dessa faixa, portanto, as prestadoras que adquiriram lotes poderão instalar a internet 5G nos municípios. A Anatel destaca que o Brasil alcançará 3.678 cidades com liberação dessa tecnologia em junho de 2024.

Boa parte dos municípios beneficiados neste lote (462) é de grande porte, com população superior a 30 mil habitantes. Nesse contexto, o estado de São Paulo merece destaque, já que todas as suas cidades agora contam com a faixa liberada. Confira a lista completa de cidades clicando aqui.

Saiba mais sobre os impactos dessa implementação

A expectativa com a liberação da internet 5G em mais cidades do Brasil é que a nova tecnologia atraia mais empresas para o estado de São Paulo, por exemplo. Ademais, ela pode proporcionar avanços significativos em setores como saúde, educação, segurança e mobilidade, segundo o presidente da Investe São Paulo, Rui Gomes, à CNN.

Contudo, é importante lembrar que a chegada do 5G pode ocasionar interferências para quem recebe transmissões da TV aberta pela antena parabólica. Assim, é preciso fazer a troca para um receptor digital a fim de evitar problemas.

Veja também:

Spotify vai demitir 1.500 funcionários em todo o mundo; saiba mais

Nesse sentido, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que possuem TV com antena parabólica podem solicitar um kit gratuito para a adaptação do equipamento.

Imagem: @rawpixel.com / Freepik