Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Startup unicórnio: o que é e o que fazer para se tornar uma

Alcançar a marca de startup unicórnio não é para qualquer empresa, para fazer isso, é necessário alcançar um valuation de 1 bilhão de dólares

O primeiro passo para se tornar uma startup unicórnio é ter um modelo de negócio repetível e replicável, ou seja, que possa ser escalado.

Muito mais do que status, entrar nessa categoria de startups bilionárias é a prova de que você encontrou uma solução para um problema real que as pessoas têm e obteve um respaldo positivo do mercado.

O que torna uma empresa unicórnio?

Uma startup unicórnio é aquela que alcança o valuation maior de 1 bilhão de dólares antes de fazer o IPO na bolsa de valores. O nome surgiu pela primeira vez em 2013 e faz alusão a um ser místico, dos contos mitológicos, que é extremamente raro. Por mais que esse animal não exista no mundo real, as startups existem e cada vez mais cresce o número das que são consideradas unicórnio.

De acordo com um levantamento realizado pela plataforma Distrito, já existem mais de mil em todo o mundo e vinte e duas delas estão localizadas no Brasil. No geral, esse tipo de negócio obteve sucesso nas diferentes rodadas de captação de recursos promovidas por venture capital e private equity.

Lista de unicórnios brasileiros

  • Frete.com: tem como objetivo melhorar o relacionamento entre caminhoneiros e as empresas de transportes;
  • Creditas: tem foco em fazer empréstimos pessoais por um custo mais barato;
  • 99: a missão da empresa é tornar as corridas por aplicativo mais seguras, rápidas e baratas;
  • Mercado Bitcoin: a corretora especializada em criptomoedas e ativos digitais se tornou uma das maiores da América Latina;
  • Nubank: uma das fintechs mis conhecidas pelos brasileiros, a empresa fez recentemente IPO na bolsa americana;
  • Hotmart: é uma empresa com foco em educação à distância, que já possui mais de 29 milhões de usuários e abriu muito espaço para o marketing de afiliados, co-produção e lançamentos no Brasil.

Imagem: Rawpixel.com / Shutterstock.com