Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Substituição de professores por robôs pode acontecer? Entenda o novo projeto

A substituição de professores por robôs pode realmente acontecer? Conheça detalhes de um importante projeto na matéria!

Um artigo publicado na New York Times esclarece sobre um projeto de inserção de inteligência artificial no ambiente escolar. Contudo, o objetivo nunca foi a substituição de professores por robôs.

Nas salas de aula, os professores encontram um cenário muito desafiador, com diversos atores sociais que possuem bagagens e conhecimentos distintos, sendo, portanto, o ato de ensinar bastante complexo. Para ajudar na profissão, auxiliares de ensino com inteligência artificial foram desenvolvidos.

No que se baseia o projeto de “professores robôs”?

Os robôs criados são uma espécie de assistentes de ensino, então, não têm intuito de incentivar a substituição de professores.

A missão da criação é estruturar estratégias pedagógicas com mais eficiência e rapidez, além de adaptar cronogramas e outras ideias inovadoras ao processo de ensino. Ademais, o robô também poderá revelar padrões de aprendizado dos estudantes, o que auxilia a mensurar o seu desenvolvimento.

Em suma, a tecnologia se baseia em emulador de neurônios humanos, possibilitando uma adequação maior da IA à realidade pedagógica e social do educador.

Quem está desenvolvendo o protótipo?

O projeto de inteligência artificial ainda está em processo de desenvolvimento e aperfeiçoamento. A responsável por esse processo é a startup sul-coreana, Riiid, que organiza o Test of English for International Communication – um teste de inglês que determina a proficiência na língua.

A princípio, o destino inicial são os Estados Unidos, onde a empresa auxiliará testes de admissão em universidades. Segundo o CEO da Riiid, Yj Jang, a empresa extrai insights a partir “da ciência do aprendizado, biologia cognitiva, ciência de dados e outras áreas de pesquisa relacionadas”.

A princípio, é necessário realizar muitos testes e coletar bastante informação para o desenvolvimento da IA, visto que “a educação é um campo complexo e profundamente relacionado à cognição, motivação e interação entre as partes”.

É possível chegar ao Brasil?

Não há data de chegada da inteligência artificial em território brasileiro. Contudo, o robô já recebeu um nome – R.teste – e entrará em fase de testes em janeiro de 2023 nos Estados Unidos.

Imagem: Drazen Zigic / Shutterstock.com