Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Sucesso das milhas: brasileiros estão recorrendo mais aos programas de pontos

Nos últimos anos, a popularidade dos programas de benefícios tem crescido entre os brasileiros. Veja dados.

Os programas de pontos estão entre os recursos mais utilizados pelas empresas para fidelizar clientes. No Brasil, eles têm feito muito sucesso e registraram, inclusive, um crescimento significativo no último ano.

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), o mercado dos programas de benefícios cresceu 49,4% em volume de resgates em 2022. Ao todo, os brasileiros recolheram no ano passado, 400,7 bilhões de pontos ou milhas.

Números do mercado subiram

Se o volume de resgates foi alto, a quantidade de emissões de pontos e milhas apresentaram números ainda maiores, chegando a 509,4 bilhões de pontos, o que representou uma alta de 61,8%.

Ainda de acordo com a pesquisa da ABEMF, o número de transações em programas de fidelidade no Brasil cresceu 20% no período, chegando a 26,9 milhões.

Cenário de crise contribuiu

O momento financeiro delicado para a maioria dos brasileiros foi determinante para o crescimento da procura por programas de benefícios. Com as finanças apertadas, as pessoas buscaram por ofertas atrativas e que gerassem “recompensas”.

Além disso, no contexto pós-pandemia, o mercado dos programas de benefícios foi um dos únicos que conseguiu se manter como uma tendência, mesmo após o fim do isolamento social.

Um estudo, feito em parceria com o Instituto Locomotiva, apontou a relevância dessas iniciativas para as pessoas. Segundo o levantamento, 66% das pessoas acreditam que só foi possível arcar com alguns produtos e serviços durante a pandemia graças aos pontos acumulados nesses programas. Esse dado mostra o impacto dos programas de benefícios na vida dos clientes.

Milhas aéreas

Os programas de fidelidade que oferecem milhas aéreas estão entre os mais populares. Dessa forma, o setor acompanhou a tendência. Alguns dados do Latam Pass (iniciativa de fidelidade da Latam) ilustram o crescimento da área.

De acordo com a coluna “Valor Investe”, as vendas do programa aumentaram 17% no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado. Apenas entre janeiro e março deste ano, o número de passagens adquiridas com o Latam Pass já ultrapassou a quantidade registrada no ano de 2019 inteiro.

Com mais de 21 milhões de assinantes apenas no Brasil, o programa de fidelidade da Latam é considerado o quarto maior programa de uma companhia aérea no mundo.

Imagem: Africa Studio / Shutterstock.com