Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Super desconto em multas faz a alegria dos motoristas

Medida de órgão de importante capital brasileira alivia o bolso de muitos brasileiros. Confira se esse é o seu caso!

Ser notificado de uma multa não é nada legal. Porém, a partir do último dia 1º de maio, as multas aplicadas terão até 40% de desconto. A medida acontece na cidade do Rio de Janeiro e se dá pela adoção de um novo sistema de infrações de trânsito. Confira como funciona essa história!

A diretriz teve desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e implementada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR). Para ter direito ao desconto, o condutor, que também deve ter o veículo em seu nome, precisa efetuar um cadastro no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE).

O Código de Trânsito Brasileiro, assim como os órgãos reguladores estão sempre em transformação. O intuito de criar e desenvolver novas normas e procedimentos visa promover um ambiente mais saudável no trânsito.

Como se cadastrar no sistema?

Para aderir ao SNE, o condutor deve baixar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) e seguir as recomendações. Além disso, ele também pode efetuar o procedimento via portal de serviços do Senatran – Secretaria Nacional de Trânsito.

A partir do cadastro no sistema, as infrações de trânsito deixam de chegar pelos Correios. Sendo assim, o boleto é criado dentro do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito. Contudo, é importante salientar que o desconto de 40% só ocorre até a data de vencimento da multa. Inclusive, o condutor não pode pedir revisão da cobrança ou transferi-la a outro motorista. Logo, ele deve reconhecer a violação.

O que diz a SMTR?

De acordo com Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes, adotar o novo sistema consiste em uma grande vantagem para o cidadão. Como resultado, o carioca passará a pagar menos pelas infrações. Do mesmo modo, o SNE beneficia a prefeitura, que terá menos trabalho para processar as infrações no sistema.

Por fim, vale lembrar que o procedimento para as multas aplicadas até o dia 30 de abril permanece o mesmo. Portanto, isso significa que não haverá desconto de 40%.

imagem: antoniodiaz / shutterstock.com