Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Super quarta: futuro dos juros no Brasil e EUA será definido nesta semana

Super quarta de juros movimenta o mercado financeiro nacional. Veja o que os especialistas estão prevendo para o dia 1º de novembro!

O mercado financeiro está de olho na ‘super quarta’ dos juros. Esta semana, no dia 1º de novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Brasil e o FED (Banco Central dos Estados Unidos) vão divulgar as suas novas taxas de juros.

No caso do Brasil, a taxa de juros reflete o desempenho da inflação no mercado brasileiro. Já para o mercado americano, a determinação da taxa básica de juros leva em consideração a inflação e os índices de desemprego.

Assim, os investidores esperam esses resultados para acompanhar a resposta do mercado financeiro e identificar o melhor caminho para seguir.

‘Super quarta’ e os juros no Brasil

De acordo com os números da inflação e o desempenho da economia do Brasil nos últimos meses, a expectativa para a reunião do Copom é de que o Banco Central continue com a política de redução da taxa de juros básica.

Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Entretanto, apesar da evolução positiva dos indicadores, a inflação ainda mostra um crescimento em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, e o reajuste da Selic deve ficar na casa dos 0,50%. Com isso, na super quarta, o juros do Brasil devem passar de 12,75% ao ano, para 12,25% a.a.

No entanto, parte do mercado acredita que essa redução possa ser menor do que 0,50%. Isso porque, na última sexta-feira, o presidente Lula disse que o governo não vai conseguir bater a meta de zerar o déficit da balança comercial até 2024.

Veja também:

Anvisa CANCELA registro de importante medicamento; veja se você será afetado

Juros americanos devem se manter

No caso do mercado dos Estados Unidos, os analistas levam em consideração a queda no índice inflacionário do país em relação a janeiro deste ano. Além disso, apontam o aumento no salário médio dos trabalhadores e a taxa de desemprego em um índice próximo ao pré-pandemia como uma indicação do que o FED fará.

Então, a expectativa nos Estados Unidos é que, no anúncio da super quarta de juros, eles permaneçam iguais, entre 5,25% e 5,50%.

Imagem: Jo Panuwat D / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital