Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Suspensos pela Anvisa: veja a lista de alimentos e produtos proibidos recentemente

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, suspendeu recentemente a fabricação, comercialização, distribuição e uso dos produtos da marca Fugini. Isso porque uma inspeção identificou falha no controle de qualidade e higiene da empresa.

Dessa forma, produtos como molhos e conservas vegetais produzidos pela Fugini podem acarretar riscos à saúde dos brasileiros. Contudo, essa não é a primeira vez que o órgão suspende produtos ou alimentos com potencial de prejudicar a saúde do consumidor.

A Anvisa é conhecida por administrar uma rígida fiscalização sanitária. Isso porque, durante o processo produtivo dos produtos, falhas podem comprometer a segurança dos consumidores brasileiros. Dessa forma, confira abaixo uma lista com suspensões feitas pelo órgão recentemente.

Suspensões recentes da Anvisa

Pomadas capilares

Em fevereiro de 2023, a agência suspendeu todas as marcas de pomadas usadas para modelar e trançar cabelos após mais de 700 casos de cegueira temporária por contato com o produto surgirem no Brasil.

Preservativos Blowtex

No mesmo mês, a Anvisa suspendeu lotes de produtos específicos da marca Blowtex por falhas nos testes de qualidade. Isso pois estouravam antes da hora.

Imunoglobulina

Em dezembro de 2022, a agência suspendeu os lotes de imunoglobulina da empresa ICHOR BIOLOGICS PVT LTD. Isso porque foi encontrada uma substância proibida em injetáveis e nociva à saúde no produto.

Chocolates Garoto

Lotes de chocolates da Garoto foram suspensos em outubro de 2022 pela Anvisa por suspeitas de contaminação com vidro nos produtos que continham castanha-de-caju.

Sorvetes Häagen-Dazs

Em agosto de 2022, os sorvetes foram suspensos em escala global após a contaminação da produção pela substância 2-cloroetanol (2-CE). Dessa forma, a agência explicou que ainda não existem informações sobre o impacto dessa substância na saúde e, por esse motivo, os lotes não poderiam ser vendidos.

Losartana

O medicamento para hipertensão arterial Losartana foi suspenso e recolhido do mercado em junho de 2022, pela Anvisa. À época, encontraram uma substância em concentração maior do que a permitida, o que compromete a segurança do remédio.

Chocolates Elite

Em maio de 2022, o órgão proibiu os chocolates da marca por um alerta mundial de uma possível contaminação de lotes específicos por Salmonella.

Fórmulas Abbott Nutrition

Há um ano, a agência suspendeu algumas fórmulas dessa marca, que foram produzidas nos Estados Unidos, após encontrar uma bactéria nociva na unidade de produção. Bebês tiveram que ser internados e um óbito aconteceu.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock