Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Taxa de desocupação registra queda no país e chega a 7,7%, aponta PNAD

PNAD Contínua referente ao último trimestre acaba de ser divulgada e apresentou queda na taxa de desocupação. Saiba mais!

A taxa de desocupação caiu para 7,7% no trimestre de julho a setembro, após queda de 0,4%, conforme apontam os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Em relação ao mesmo período do ano anterior, a redução foi de 1%, quando a taxa era de 8,7%. 

Isso significa que são aproximadamente 8,3 milhões de brasileiros desocupados em todo o país. Com este resultado, é possível observar uma diminuição de 331 mil pessoas nessa situação, quando comparado com o trimestre de abril a junho deste ano.

Já a taxa de ocupação, em sentido contrário, apresentou alta de 0,9% em relação ao trimestre anterior. Sendo assim, o percentual corresponde a uma adição de 929 mil pessoas e chegou ao patamar de 99,8 milhões de trabalhadores. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (31) divulgou a pesquisa nesta terça-feira (31).

Nível de ocupação registra alta 

No que se refere ao nível de ocupação, indicador que mostra o percentual de pessoas ocupadas na idade de trabalhar, houve um aumento de 0,4 p.p. no período de análise. Com isso, a taxa chegou a 57,1%. No entanto, em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o indicador não apresentou variações significativas. 

Veja também:

Existe mais de um jeito para liberar seu FGTS bloqueado; saiba como

Na força de trabalho, a pesquisa aponta para um contingente estimado em 108,2 milhões de brasileiros, após incremento de 597 mil pessoas, em comparação ao trimestre encerrado em junho. Vale destacar que este cenário se refere às pessoas ocupadas e desocupadas do país.

Homem com cabeça apoiada nas mãos em uma mesa com computador.
Arts Illustrated Studios / shutterstock.com

Taxa de desocupação ao longo dos anos 

O maior nível da taxa de desocupação no Brasil foi registrado em 2020 e 2021, quando chegou a 14,9%. Desde então, a realidade começou a melhorar nesse sentido e agora chega ao patamar dos 7,7%. 

Em contrapartida, o menor índice de desocupados foi alcançado em 2013, com a taxa a 6,3%. Ou seja, apesar da queda atual, a situação ainda não chegou ao menor patamar registrado nos últimos anos.

Arts Illustrated Studios / shutterstock.com