Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Técnico e tecnológo são a mesma coisa? Entenda

Mesmo com a semelhança entre os nomes, as duas modalidades possuem diferenças significativas. Veja quais são elas.

Apesar de terem nomenclaturas parecidas, as modalidades de ensino técnico e tecnólogo não são a mesma coisa. Dentre suas diferenças, uma delas é que o ensino técnico é nível médio de escolaridade e o tecnólogo é de nível superior. 

Mesmo com essas divergências, a procura por profissionais dos dois níveis é alta, o que os garante altas taxas de empregabilidade. A vantagem dos dois ensinos é a aplicabilidade da prática ainda durante os cursos, o que é interessante para os empregadores. Veja o que muda de um para outro. 

Nível de escolaridade e como ingressar

O curso de tecnólogo está dentro da modalidade de ensino superior, por isso, é necessário ter o ensino médio completo para ingressar em um. Já o nível técnico pode ser cursado tanto por jovens que têm ensino médio incompleto ou por aqueles que já terminaram a escola. Lembrando que o ensino fundamental completo é obrigatório para essa modalidade.

Por ser um curso superior, o tecnólogo exige que o aluno tenha passado por um processo seletivo e tenha sido aprovado para poder participar dele. Enquanto isso, o ensino técnico exige somente a inscrição no curso de preferência do profissional. 

Sobre os cursos

Ensino técnico

Os cursos técnicos têm uma duração mínima de alguns meses, permitindo que os estudantes adquiram habilidades específicas em um curto período de tempo. No entanto, também é possível encontrar cursos técnicos que possuam uma duração máxima de três anos, oferecendo uma formação mais completa e aprofundada na área escolhida.

Além disso, esses cursos também visam formar profissionais aptos a ingressar no mercado de trabalho. Em geral, eles preparam os alunos para ocupar cargos mais operacionais, fornecendo conhecimentos práticos e específicos de uma determinada área. 

Um tecnólogo é um tipo de curso de nível superior que pode ser concluído em um período de 2 a 3 anos. Essa modalidade de ensino é voltada principalmente para a prática de uma profissão específica, oferecendo disciplinas teóricas e uma ênfase significativa em aulas práticas. 

Durante o programa, é comum que o aluno seja obrigado a realizar um estágio ou desenvolver um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como requisito para a obtenção do diploma.

Ao concluir seus estudos, o estudante recebe um diploma de nível superior. Normalmente, os cursos de tecnólogo são mais direcionados para posições de supervisão, coordenação e gestão.

Imagem: Cookie Studio / Freepik.com