Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

TED e DOC devem chegar ao fim em breve: entenda o motivo

As transferências via TED ou DOC sempre foram uma mão na roda para os brasileiros. Contudo, com a chegada do Pix e das carteiras digitais, esses sistemas de pagamento estão cada vez mais esquecidos.

Pelo menos é o que apontam os resultados da pesquisa Latin America State of Disbursements Report, realizada pela Rapyd. De acordo com o estudo, os brasileiros preferem as transferências diretas do que aquelas que acontecem em dias ou horas.

Para saber mais sobre o possível fim do TED e do DOC, confira a seguir!

Métodos mais rápidos de transferência podem ser o motivo do fim

As transferências diretas são hoje o método de pagamento preferido dos brasileiros, e também o mais comum. Em seguida, vem o pagamento em dinheiro em espécie, porém em proporções bem menores.

Para se ter uma ideia, na pesquisa realizada, embora as porcentagens de transferência direta (via Pix) e uso de dinheiro vivo sejam parecidas, a maioria das pessoas optaria pela transferência direta, se pudesse.

A pesquisa também apontou uma forte tendência pela digitalização no mercado financeiro e nos sistemas de pagamento. Isso porque, mesmo que métodos de pagamento como DOC ou TED apareçam na frente das carteiras digitais em quase todas as situações, a maioria dos entrevistados afirma que, se pudesse, optaria pelo uso das e-wallets (carteiras digitais).

Elas são uma ferramenta oferecida por diversos bancos digitais atualmente, e não exigem o uso de uma conta bancária tradicional.

Explicando de forma mais simples: e-wallets são carteiras digitais que armazenam valores em dinheiro ou cartões de crédito e débito, permitindo pagamentos de forma digital.

Além disso, o usuário pode acessar suas informações por meio do próprio celular, sem precisar de um cartão físico ou de dinheiro em espécie. Inclusive, depois do Pix e do dinheiro, a pesquisa mostra que as e-wallets hoje são o método favorito dos brasileiros.

Nesse sentido, mesmo que muitas pessoas ainda não tenham acesso a este tipo de sistema de pagamento, à medida que ele se torne tão acessível quanto o Pix, a tendência é que pagamentos via TED ou DOC fiquem cada vez mais no passado.

Imagem: UniqueVector / shutterstock.com