Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tem como comprar apartamento sem entrada?

Comprar um apartamento sem entrada é desafiador, pois a maioria das transações imobiliárias exige algum valor inicial como entrada.

Buscar a realização do sonho da casa própria pode ser empolgante, mas a entrada para comprar um apartamento muitas vezes é um obstáculo. Muitas pessoas se perguntam se é possível adquirir um apartamento sem precisar pagar uma entrada inicial.

Nesse cenário, exploramos diferentes opções no mercado imobiliário que podem tornar essa aspiração possível. Uma alternativa em destaque é o consórcio de imóveis, uma modalidade que vem chamando a atenção de quem deseja comprar uma casa sem ter que desembolsar uma entrada significativa de imediato.

O que é o consórcio de imóveis?

A imagem mostra um homem com terno azul, assinando um papel com uma mão e na outra uma miniatura de casa amarela.
Imagem: CrizzyStudio / shutterstock.com

Diferentemente do empréstimo comum, o consórcio age como uma espécie de autofinanciamento coletivo. Através da administradora que gere o consórcio, diversos consumidores com interesse no mesmo segmento formam um grupo.

Cada mês, os participantes contribuem com um pagamento, que é destinado a um fundo comum. Este, por sua vez, será utilizado para conceder as cartas de crédito que permitirão a aquisição do imóvel. Desta forma, o consorciado tem acesso à compra somente após ser contemplado, isto é, sorteado ou se ganhar um lance.

Como comprar apartamento sem entrada?

Aqui vão os passos principais para quem se interessa em adquirir um imóvel através do consórcio:

  1. Pesquisa e simulação: verifique a reputação das administradoras que oferecem o consórcio
  2. Adesão: após a formalização do contrato, inicie o pagamento das mensalidades
  3. Contemplação: a contemplação ocorre por sorteio ou lance
  4. Contrato de Garantia: normalmente, a administradora exige uma garantia do consorciado contemplado
  5. Documentação e Análise de Crédito: o contemplado deve apresentar uma série de documentos para atualização
  6. Aquisição do Bem: com a carta de crédito em mãos, o contemplado pode finalmente adquirir o bem desejado

Vantagens do consórcio de imóveis

Além de permitir a compra sem entrada, o consórcio de imóveis também apresenta outras vantagens, tais como: o uso do FGTS, a ausência de juros, prazo de pagamento estendido e a atualização monetária da carta de crédito, de acordo com o Índice Nacional da Construção Civil.

Veja também:

Você pode ganhar uma fortuna vendendo brinquedos antigos do McDonald’s; veja como

Seja qual for o seu objetivo de compra, se atente às dicas citadas neste artigo para um processo de aquisição seguro e sem percalços. Dessa forma, caso tenha mais dúvidas sobre o assunto, fique à vontade para deixar uma pergunta nos comentários.

Imagem: GagliardiPhotography / shutterstock