Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tem idade máxima para tirar a carteira de motorista?

Saiba se um idoso pode tirar carteira de motorista e quais são os requisitos para obter a habilitação nesta fase da vida!

Com a população idosa crescendo no país, muitas dúvidas surgem sobre as condições e procedimentos para que os idosos possam dirigir. Dentre essas dúvidas, uma muito frequente é se existe uma idade máxima para obter ou renovar a carteira de motorista.

Dessa forma, saiba mais informações requisitos e procedimentos para os esse público que desejam obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nesta fase da vida. Continue a leitura!

O Código de Trânsito Brasileiro permite que idosos tirem a CNH?

A imagem mostra uma senhora dirigindo e ao seu lado um senhor.
Imagem: Reprodução / Freepik.com

No Brasil, o processo para obtenção da CNH é o mesmo para todas as idades, desde que as condições necessárias sejam cumpridas. A partir dos 18 anos, qualquer pessoa, sem limite de idade superior, pode iniciar o processo para obter sua habilitação. Logo, deve-se seguir os passos regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Os passos incluem exames médicos e psicológicos, um curso teórico e aulas práticas de direção. No caso dos idosos, não há diferenciações no processo de obtenção da habilitação, mas sim nas frequências de renovação da CNH, que se tornam mais regulares à medida que a idade avança.

Ademais, os custos associados à obtenção e renovação da CNH são os mesmos para todos, independentemente da idade. Isso inclui as taxas para exames de saúde, aulas teóricas e práticas, e taxas administrativas do Detran. Porém, tramita no congresso um projeto que visa isentar idosos de algumas dessas taxas. Assim, isso pode reduzir significativamente os custos para esse grupo no futuro.

Veja também:

Nota de R$ 5 pode valer R$ 400! Entenda!

Como os idosos podem obter o documento?

Confira abaixo, portanto, qual é o procedimento necessário para que idosos possam obter a carteira de motorista.

  • Registro no Detran: O primeiro passo é se registrar no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da sua região com documentos básicos como RG, CPF e comprovante de residência;
  • Exames médicos: São necessários exames médicos e psicológicos que comprovem aptidão física e mental para dirigir;
  • Cursos obrigatórios: Realização do curso teórico, com 45 horas de aulas sobre legislação de trânsito, primeiros socorros, entre outros, e do curso prático, com no mínimo 20 horas de aula;
  • Exames teórico e prático: Após a conclusão dos cursos, o candidato deve ser aprovado em uma prova teórica e outra prática para então receber sua CNH.

Após a aprovação em todos os exames, a carteira de motorista é emitida e o idoso está legalmente autorizado a dirigir um veículo. Por fim, deve-se ressaltar que a validade da CNH varia de acordo com a idade: até 50 anos, a renovação é a cada 10 anos; dos 50 aos 70 anos, a cada 5 anos; e acima de 70 anos, a cada 3 anos.

Imagem: Reprodução / Freepik.com