Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aplicação no Tesouro Direto pode ser feita por Pix

Aplicação no Tesouro Direto agora poderá ser feita por Pix. Saiba mais sobre essa novidade, como funciona e quem poderá aderir!

Uma novidade que pode parecer simples vai facilitar a vida de muitos investidores daqui para frente. Trata-se da nova possibilidade de transações em títulos do Tesouro Direto por meio do uso do Pix.

Desde seu lançamento em 2020, a ferramenta só cresceu em popularidade entre os brasileiros. E, agora, em razão do número crescente de pessoas que investem até R$ 1 mil no Tesouro, o governo decidiu liberar transações por Pix. Então, para saber mais, confira a seguir!

Tesouro Direto agora aceitará investimentos via Pix

Assim, de acordo com o Tesouro Nacional, essa alternativa será possível graças à união de dois sistemas: o Cadastro Simplificado e o Pag Tesouro. Chamada de “Cad&Pag”, trata-se da fusão de um cadastro simplificado a um novo método de pagamento, que permite que você possa fazer um investimento em menos de cinco minutos.

Dessa forma, a opção pelo Pix será liberada inicialmente apenas a investidores que tenham dados no Cadastro Simplificado, por meio do uso do portal Gov.br.

A nova ferramenta pretende ligar os sistemas do Tesouro Direto, do Gov.br e das instituições financeiras em um único processo. Isso torna mais fácil o cadastro de informações, e até mesmo a criação de contas em bancos ou corretoras.

Além disso, segundo o BC, um dos requisitos para usar a nova função é ter o padrão prata de confiabilidade no portal do governo. Isso é necessário para garantir mais segurança ao processo, uma vez que o Pix só poderá ser feito pelo CPF do titular da conta.

Por fim, de acordo com pesquisa do próprio Tesouro, 61% das compras no Tesouro Direto são no valor médio de R$ 1 mil. Os dados são de janeiro a outubro de 2022.

Entre 2007 e 2011, apenas 23% das compras se enquadravam neste padrão. Por outro lado, o número de investidores do Tesouro Direto está perto de bater seu recorde em 2022. Ao todo, são mais de 2 milhões de CPFs ativos.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com