Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tesouro IPCA+ é um bom investimento para proteger seu dinheiro da inflação?

Quer investir seu dinheiro com segurança e proteção contra a inflação? Confira nossas dicas sobre o Tesouro IPCA+.

A inflação é uma preocupação constante para investidores e poupadores, especialmente em um cenário econômico em que os preços de bens e serviços estão sempre em alta. Assim, para proteger o poder de compra do dinheiro, é importante escolher investimentos que estejam alinhados com as variações do índice de preços.

Nesse sentido, o Tesouro IPCA+ pode ser uma boa opção, com rendimentos acima da inflação. No entanto, como qualquer investimento, também possui riscos e é importante estar atento aos movimentos do mercado antes de investir. Saiba mais!

O que é Tesouro IPCA+?

O Tesouro IPCA+ é um título público oferecido pelo Tesouro Nacional e significa Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. Além de ser a principal medida de inflação utilizada no país. Ou seja, o investidor recebe a correção do valor investido pela inflação, acrescida de uma taxa de juros pré-definida. Basicamente, funciona como indicador para saber se está mais caro ou mais barato morar no Brasil.

Como funciona o Tesouro IPCA+?

Ao investir no Tesouro IPCA+, o investidor está, na verdade, emprestando dinheiro ao governo brasileiro. Em troca, ele recebe uma rentabilidade fixa, composta por uma taxa de juros pré-determinada e a correção pela inflação medida pelo IPCA. O título, entretanto, possui uma data de vencimento, que pode variar de alguns meses a vários anos. Em março, o IPCA ficou em 0,69%.

Por que o Tesouro IPCA+ é uma boa opção para proteger o dinheiro da inflação?

A inflação é um dos maiores inimigos dos investidores, pois corrói o valor do dinheiro ao longo do tempo. Assim, quando a inflação está alta, a rentabilidade dos investimentos fica comprometida, já que o dinheiro não tem o mesmo poder de compra. Por isso, o Tesouro IPCA+ é uma boa opção para proteger o dinheiro da inflação, já que garante uma rentabilidade real, ou seja, acima desse índice.

Quais são os riscos do Tesouro IPCA+?

Dessa forma, como qualquer investimento, o Tesouro IPCA+ também possui riscos. Sendo o principal deles o risco de mercado, que está relacionado às oscilações da taxa de juros e do preço do título no mercado. No mais, quando a taxa de juros sobe, por exemplo, o preço dos títulos cai, e vice-versa. Por isso, é importante estar atento aos movimentos do mercado antes de investir no Tesouro IPCA+.

Como investir no Tesouro IPCA+?

Por fim, para investir no Tesouro IPCA+, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores. O processo de investimento é bastante simples e pode ser feito pela internet. E o investidor deve escolher o prazo e o valor do investimento, em seguida, deve transferir os recursos para a conta da corretora. Porém, vale destacar que existem taxas de custódia e corretagem que podem ser cobradas pelas corretoras.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital