Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Tesouro no bolso: sua moeda de 1 real pode valer mais de R$ 800

Você já parou para pensar que uma simples moeda de 1 real no seu bolso pode valer muito mais? Saiba se você tem alguma delas.

As moedas são uma das formas mais ancestrais de dinheiro, e elas mantêm sua relevância até hoje. No entanto, devido às evoluções políticas e sociais, muitas delas foram retiradas de circulação e transformadas em objetos de coleção, passando a valer muito mais.

Por isso, algumas dessas moedas adquiriram um valor muito superior ao original, tornando-se itens de grande interesse no mercado. Por exemplo, moedas antigas que antes tinham valor de apenas um real agora podem valer centenas de reais. Entenda melhor e descubra se sua moeda pode valer muito.

Por que a moeda multiplica o seu valor com o tempo?

Com o tempo, moedas simples podem alcançar avaliações de altos valores. No entanto, esse não é um processo simples. Diversos fatores podem contribuir para isso, como defeitos de cunhagem, acontecimentos históricos importantes relacionados à moeda e baixa tiragem de cópias do modelo.

Mas nem toda moeda antiga se torna automaticamente um objeto de valor. Além de um preço, ela precisa ter valor histórico, exclusividade e boa conservação. Isso permite que ela seja incorporada a acervo de museus ou coleções particulares por valores bastante altos.

Veja também: Aumento de limite automático no cartão Itaú: veja como funciona

Moedas de um real que podem valer muito

Erros de fabricação são a principal forma de valorização de uma moeda. Por exemplo, uma simples moeda de um real que possua um defeito muito específico pode chegar a valer mais de R$800,00 em leilões ou vendas diretas. Assim, o principal defeito é o vazamento da parte de inox para a borda.

No entanto, esse tipo de defeito é muito raro de ser encontrado pois o modelo de 2014 teve uma tiragem muito baixa, o que reduz o número de modelos disponíveis. Devido a essa raridade, caso você tenha uma moeda nesse modelo busque a Sociedade Numismática Brasileira para realizar a avaliação e venda da moeda.

Imagem: anabaraulia / Shuterstock.com