Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Teste de segurança reprova Jeep Renegade e escancara propaganda enganosa do carro; entenda

Jeep Renegade decepciona os consumidores após usar estratégia imoral em comerciais e campanhas publicitárias. Confira!

As propagandas publicitárias são as maiores aliadas das empresas na divulgação de um produto ou serviço. Em resumo, os anúncios automotivos divulgam as principais qualidades e recursos exclusivos de um carro. No entanto, a Jeep enfrenta uma situação difícil após resultados de testes de segurança contradizerem o que os comerciais têm difundido. Entenda.

Isso ocorre porque os primeiros resultados do Latin NCAP – Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe – reveleram uma falha significativa por parte da montadora. Em particular, um dos modelos mais famosos da marca, o Renegade, obteve uma pontuação vergonhosa nos testes de segurança. Para piorar a situação, a Jeep omitiu essa informação nas campanhas publicitárias.

Propaganda enganosa?

Primeiramente, saber que um carro cumpre com as especificações de segurança é um passo importante para decidir se vai comprá-lo. Em 2015, o Renegade foi submetido a um teste da Latin NCAP e obteve resultados excelentes. Contudo, os parâmetros de avaliação foram alterados quase uma década depois. Ainda assim, a Jeep utilizou esses resultados em sua propaganda para o modelo de 2023, o que é proibido por lei.

De acordo com a Latin NCAP, as fabricantes podem fazer uso dos resultados obtidos nos testes de segurança por até 4 anos. Entretanto, a Stellantis, fabricante da Jeep, continuou divulgando os números de 2015, desconsiderando as recomendações da instituição.

“É decepcionante a comunicação enganosa que a Stellantis faz aos consumidores da América Latina e do Caribe. O Latin NCAP insta a Stellantis a mudar esse enfoque e melhorar o equipamento básico de segurança dos veículos”, pontua o secretário-geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.

Sobre os resultados dos testes

Modelo famoso no catálogo da Jeep, a versão 2023 do Renegade decepcionou. Veja abaixo os principais percentuais de segurança obtidos pelo modelo nos testes de impacto frontal e lateral, ESC, assistência à velocidade, whiplash e proteção de pedestres, submetidos pela Latin NCAP.

  • 48,71% na “Proteção do Ocupante Adulto”;
  • 66,71% na “Proteção do Ocupante Infantil”;
  • 45,32% para “Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas”;
  • 55,81% nos “Sistemas de Assistência à Segurança.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com