Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Teve o Bolsa Família bloqueado? Veja AQUI como desbloquear

Algumas famílias beneficiárias podem ter tido a quantia do Bolsa Família bloqueada por diferentes razões. Confira aqui como desbloquear!

Na última segunda-feira, dia 18, teve início o pagamento do Bolsa Família de setembro. Assim, cerca de 21 milhões de famílias estão recebendo o benefício. No entanto, algumas famílias podem ter tido a quantia bloqueada por diferentes razões.

Entre os motivos de bloqueio estão a falta de atualização dos dados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e o descumprimento de algum requisito para receber os repasses do Bolsa Família. Veja mais!

Como desbloquear o Bolsa Família

O cancelamento do Bolsa Família é previamente avisado à família beneficiária. Dessa forma, o governo emite uma mensagem no extrato bancário. Além disso, também é possível consultar a situação no aplicativo do Bolsa Família (disponível para Android e iOS).

Portanto, caso a família tenha tido o Bolsa Família bloqueado, a primeira atitude a ser tomada é ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para regularizar a situação. Assim, caso o pedido de desbloqueio seja aprovado, o prazo para ter o benefício liberado é de até 90 dias, e o beneficiário receberá os valores referentes aos meses de bloqueio.

Leia também: 7 ótimos carros que você pode comprar por menos de R$ 40.000; veja lista

Principais causas de bloqueio

Enfim, as principais causas de bloqueio do benefício são:

  • Inconsistências na inscrição do CadÚnico;
  • Não ter os dados atualizados a cada dois anos;
  • Descumprimeito das regras de recebimento;
  • Descumprimento das condicionalidades para a manutenção do benefício.

Vale destacar que as condicionalidades que os beneficiários do programa social devem cumprir são:

  • Crianças de até 6 anos: acompanhamento com nutricionista, avaliando peso e altura;
  • Crianças e adolescentes em idade escolar: possuir frequência escolar mínima de 75% todo mês;
  • Gestantes: realizar pré-natal;
  • Toda família: caderneta de vacinação atualizada.

Por fim, confira aqui o calendário dos repasses do programa Bolsa Família do mês de setembro e qual o valor médio que está sendo pago às famílias pelo governo federal.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital